O nosso website usa cookies para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar, está a consentir a utilização de cookies.
Saiba Mais
Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localiza-se na rua da Porta da Vila, vila de Óbidos, Distrito de Leiria, Centro de Portugal
A Igreja de São João Baptista localizada junto à Porta da Vila é um dos imóveis mais simbólicos e uma referência do patrimônio edificado em Óbidos, mandada construir pela Rainha Santa Isabel em 1309 dedicada a S. Vicente serviu para assistência religiosa àqueles que mais padeciam na Idade Média, os leprosos.
No início do Século XVI o templo foi integrado no património da Santa Casa da Misericórdia de Óbidos e a partir de Outubro de 1636 até ao liberalismo serviu de sede a Paróquia e Colegiada de São João Batista.
A igreja entrou num profundo declínio ressurgindo hoje como um espaço onde a Arte e o Patrimônio Religioso terão lugar para a sua expressão condigna.
O Museu Paroquial de Óbidos (ou de São João) será um ponto de encontro e diálogo entre a comunidade e as suas raízes e um factor de crescimento cultural articulando-se com os restantes serviços do Museu na Vila de Óbidos.
Um museu localizado na Igreja de São João Baptista que visa a divulgação de obras de arte sacra e património e possui exposições temporárias.
O Museu Paroquial de Óbidos pretende ser um ponto de encontro/diálogo comunitário, as suas raízes como um fator de crescimento cultural articulando-se com os restantes serviços do Museu na Vila de Óbidos.
O Museu Paroquial de Óbidos tem como objetivo incentivar ao estudo e divulgação dos bens artísticos e históricos da Igreja que é a base da cultura local, manifestando-a aos diversos públicos: escolares, investigadores e visitantes.
A exposição no Museu Paroquial de Óbidos intitulada: Crenças, Caminhos e Cultos nos Lugares de Óbidos o visitante vai poder observar e saber mais sobre alfaias litúrgicas, paramentaria, imagens, pinturas e bandeiras.
O espólio presente no Museu no Museu Paroquial dá especial ênfase: a uma pintura da oficina de Josefa de Óbidos proveniente da igreja matriz do Vau: Nossa Senhora da Piedade com Santo Antônio de Lisboa, pintura da autoria de Baltazar Gomes Figueira da Igreja de Nossa Senhora de Monserrate: Adoração dos Magos.
A bandeira de procissão do Imaculado Coração de Maria, do Olho Marinho, a escultura de Santa Luzia da capela com o mesmo nome na Usseira, a escultura de Santa Maria Madalena, de A-dos-Negros, entre outras.
A divulgação do espólio religioso de Óbidos, o Museu Paroquial de Óbidos, situado à Porta da Vila é o lugar ideal para mostrar a confluência artística que deriva das crenças da população.
O Museu Paroquial é o ponto de encontro e diálogo entre as várias freguesias e as suas crenças e cultos.