Home > açores 

Gruta do Carvão - Monumento Natural

Photo 1
Photo 2
Photo 3
Photo 4
Photo 5
Photo 6
Photo 7
Photo 1
Photo 2
Photo 3
Photo 4
Photo 5
Photo 6
Photo 7
Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localiza-se na freguesia do Norte Grande, Concelho de Velas, Ilha de São Jorge, Arquipélago dos Açores, Portugal
 
A Gruta do Carvão é uma formação geológica de origem vulcânica portuguesa localizada no concelho de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, Açores.

Mais especificamente a gruta é um tubo de lava e um Monumento Natural com 1912 metros é constituído por 4 troços (Paim, Secadores de Tabaco, João do Rego e José Bensaúde), sendo que apenas o troço do Paim está aberto ao público para visitação.

A Gruta do Carvão está localizada na zona poente da cidade de Ponta Delgada tendo como extensão cerca de 2500 metros repartida por três cavidades principais e por zonas intermédias colapsadas e obstruídas que separam fisicamente essas cavidades, e não permitindo o acesso à totalidade do túnel lávico primitivo.

Atualmente, está reconhecida e cartografada uma extensão de 1912,1 metros do tubo lávico, que inclui um troço a Norte (“Troço do Paim”), um intermédio ("Troço dos Secadores de Tabaco"), um a Sul ("Troço da Rua João do Rego") e na Rua José Bensaúde, com cerca de 42.7 metros ("Troço da Rua José Bensaúde").

Geologicamente, a Gruta do Carvão enquadra-se no Complexo Vulcânico dos Picos, e esta zona possui cerca de 250 cones de escórias basálticas, e por escoadas lávicas associadas de natureza basáltica.

A Gruta do Carvão desenvolve-se numa extensa escoada basáltica com fluxo geral Norte-Sul que atingiu o mar na zona poente da cidade de Ponta Delgada e cujo centro emissor estará localizado muito provavelmente na zona da Serra Gorda – Arribanas, na freguesia de Arrifes.

A idade desta gruta estará compreendida entre 5.000 a 12.000 anos, atendendo a que datação radiométricos (14C) realizadas pelo Geochron Laboratories em material vegetal carbonizado colhido (na zona da Escola Primária do Carvão) em paleossolo sob a escoada lávica da Gruta do Carvão, e forneceram idades de 11.880 BP (± 80) e 12.100 BP (± 140) anos.

Apesar de não possuir fauna cavernícola endémica, a Gruta do Carvão apresenta comunidades biológicas adaptadas às condições particulares destas estruturas, nomeadamente a ausência de luminosidade e a elevada humidade relativa do ar.

Nesta cavidade fazem parte da fauna as seguintes espécies: Chthonius ischnocheles, Eidmanella pallida, Lathys dentichellis, Pholcus phalangioides e Steatoda grossa.

A classificação da Gruta do Carvão como Monumento Natural através do Decreto Legislativo Regional n.º 4/2005/A, de 11 de Maio veio contribuir para a sua proteção e preservação, e regulamentando o seu uso, bem como definindo os processos de contraordenação relativos a danos ambientais contra o seu património natural.