No entanto, a área urbana abrange cerca de 18.000 habitantes distribuídos pelas freguesias de Alcobaça e Vestiaria e por parte das freguesias de Aljubarrota, Maiorga, Évora de Alcobaça foi elevada ao estatuto de cidade em 1995, e célebre pela existência da Real Abadia do Mosteiro de Alcobaça o qual tornou-se num monumento de forte atração turística.
A Cidade de Alcobaça é sede do município de Alcobaça com 408,14 km 2 de área e 56 693 habitantes (2011), o segundo mais populoso da Comunidade Intermunicipal do Oeste e do distrito de Leiria, subdividido em 13 freguesias.
O município é limitado a norte pelo município da Marinha Grande, a leste por Leiria, Porto de Mós e Rio Maior, a sudoeste pelas Caldas da Rainha e a oeste pela Nazaré (que é rodeada por terra por Alcobaça), tendo dois troços de costa atlântica, a noroeste e sudoeste.
A cidade está localizada a 92 km a norte de Lisboa (124 km via A8, ou 110 km via IC2 / A1), e 88 km a sudoeste de Coimbra (114 km via A8 / A17 / IC8 / A1, ou 105 km via IC2 / A1).
A temática do enoturismo na antiga adega da Quinta do Olival Fechado datada do século XIX e criada pelo ilustre alcobacense José Eduardo Raposo Magalhães.
As maiores manchas florestais do município são: Pinhal na freguesia de Pataias (matas particulares), Serra dos Candeeiros (eucaliptal), Vimeiro (Carvalhal do Gaio), parte da zona oriental do município está inscrita no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (freguesias de São Vicente, Prazeres, Évora e Turquel).
As principais atrações da Cidade de Alcobaça são: Castelo de Alcobaça (ruínas), Mosteiro de Alcobaça (Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça), Castelo de Alcobaça (ruínas), Mosteiro de Santa Maria de Cós, Praça Afonso Henriques, Praça da República (Arcos Cistercienses), Palacete Bernardino Lopes de Oliveira, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Igreja da Misericórdia de Alcobaça, Palacete do Pena – Paços do Concelho( mandado construir em 1890 por Francisco Oriol Pena), Termas da Piedade, Igreja de Nossa Senhora da Ajuda
Igreja de Nossa Senhora da Ajuda (fundada por D. Manuel, por volta de 1506, a pedido do abade de Alcobaça D. Jorge de Melo), Museu dos Coutos de Alcobaça, Museu do Vinho de Alcobaça, Abadia de Alcobaça, Pelourinho de Turquel, Mosteiro de Santa Maria de Cós, Museu Raul da Bernarda, Museu do Vinho de Alcobaça, Casa Museu Vieira Natividade, Monumento a Vieira Natividade, Museu Monográfico do Bárrio (Alcobaça), Arco da Memória, Palacete Cova da Onça ( Quinta da Cova da Onça), Jardim do amor, Parque de Lazer Nascente das Loureiras (Praia FLuvial de Alpedriz), Parque Verde, Rio Baça e Lagoa de Pataias.
Na região de Alcobaça podemos ver as bonitas praias: Praia de São Martinho do Porto, Praia da Gralha, Praia do Salgado, Praia da Légua, Praia de Vale Furado, Praia da Polvoeira, Praia da Pedra do Ouro, Praia das Paredes e Praia de Paredes da Vitória.