Lagoa de Pataias

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localiza-se a noroeste da vila de Pataias, no norte de Alcobaça, Município de Alcobaça, Distrito de Leiria, Centro de Portugal
 
A Lagoa de Pataias é uma zona húmida muito próxima do limite norte do concelho de Alcobaça,

O espelho d '' água apresenta um eixo maior de cerca de 400m e um eixo menor de cerca de 125m, valores que oscilam em função do ano ser mais ou menos chuvoso.

No extremo nordeste existe uma linha de água de escoamento cujo caudal também depende da precipitação.

A Lagoa faz parte de uma sucessão de zonas húmidas que marcam o litoral português situando-se num eixo migratório de aves aquáticas.

A Câmara Municipal de Alcobaça em colaboração com a Sociedade Portuguesa no Estudo das Aves e com financiamento do programa Ciência Viva – Biologia editou uma publicação que dá relevo a seis espécies que se destacam por serem facilmente observáveis ao longo do ano.

A publicação Mini-Guia de Aves da Lagoa de Pataias pode dar-nos ideia da importância deste local em termos de biodiversidade.

A unicidade do ecossistema na região é motivo de visita, na envolvente pode encontrar passadiço circundante à massa de água, observatório de aves, zona de descanso e um pequeno parque de merendas.

Uma lagoa espetacular que surge no meio de um tranquilo pinhal ocupa boa parte desta região no litoral de Portugal possui flora diferenciada, uma fauna muito rica, uma grande variedade de peixes, patos selvagens e algumas aves migratórias.

A Lagoa de Pataias é um local de visita obrigatória se pretende desfrutar de um dia tranquilo em contacto com a natureza e com uma zona de merendas à beira-mar para lanches.

A Lagoa de Pataias é uma das principais zonas húmidas da região Oeste detentora de um ecossistema muito produtivo e rico em biodiversidade.

Os trilhos envolventes, a avifauna e o fantástico complexo de fornos de cal desta localidade são os pontos altos de um belo e diversificado percurso.

O visitante percorre a zona antiga da vila de Pataias até embrenhar-se na mancha de pinhal localizada a Este e que conduzirá a um magnífico complexo de fornos de cal actualmente desactivados constituí um dos ex-libris da região.

Na zona envolvente a uma fábrica de cimento seguindo por trilhos escondidos entre a mancha florestal que rodeia a vila chega à lagoa de Pataias.

A Lagoa de Pataias, a principal zona com pântanos, charcos do concelho de Alcobaça, é um local especialmente importante para aves aquáticas: o galeirão, mergulhão-pequeno, garça-real e garça-branca e outros que aqui encontram abrigo e alimento.