O nosso website usa cookies para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar, está a consentir a utilização de cookies.
Saiba Mais
Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localiza-se no Largo João Soares, freguesia de Bárrio, cidade e concelho de Alcobaça, Centro de Portugal
O Museu Monográfico do Bárrio, Alcobaça, localizado na Junta de Freguesia do Bárrio, foi inaugurado em 8 de Novembro de 1981 e aborda a diversidade das actividades dos habitantes desta freguesia e que vão desde a agricultura, a pecuária e a pesca.
O Museu Monográfico do Bárrio apresenta como coleção os testemunhos da ocupação humana do sítio romano de Parreitas situado nas colinas do Bárrio (freguesia do concelho de Alcobaça) debruçado sobre a antiga Lagoa da Pederneira.
O Museu Monográfico do Bárrio apresenta também na sua colecção uma uma abordagem à Villa Romana de Parreitas, testemunho da passagem da civilização romana pela zona, o núcleo expositivo e interpretativo “Os Romanos em Alcobaça”.
A descoberta da passagem dos romanos deve-se às escavações arqueológicas e os diversos estudos de que a vila foi sendo alvo a partir dos anos 80 do século passado, o resultado desse trabalho arqueológico pode ser conhecido e interpretado neste espaço museológico.
A ocupação prolonga-se entre os séculos II e V, herdeira de ocupações que remontam ao período Calcolítico.
O Museu apresenta como colecção os testemunhos da ocupação humana da Villa Romana de Parreitas resultante da escavação e do estudo sistemático feito a partir de 1980 sob a direcção do Prof. Doutor Pedro Gomes Barbosa.
Uma das casas identificadas em Parreitas apresenta uma tipologia mediterrânea adaptada ao clima da região com dependências dispostas em torno de um pátio central.
O espólio exposto neste Museu reflete o decurso dos dias de uma população rural que se ocupava com atividades domésticas, exploração agrícola, pecuária e pesca na Lagoa da Pederneira.
Na sede da Junta de Freguesia do Bárrio encontram-se expostas as peças encontradas nas escavações da Estação arqueológica de Parreitas.
O Museu apresenta como colecção os testemunhos da ocupação humana da Villa Romana de Parreitas resultante da escavação e do estudo sistemáticos levado a cabo a partir de 1980 sob a direcção do Prof. Doutor Pedro Gomes Barbosa.
A villa romana de Parreitas é um testemunho perfeito da ocupação romana de Bárrio ocorrida entre os séculos I e IV já humanizada a partir do calcolítico com uma arquitetura adaptada ao clima mediterrâneo preparada em torno de um pátio central.
A exposição permanente "Os Romanos em Alcobaça" pretende dar a conhecer as origens do seu povo apresentando um conjunto de materiais que refletem o quotidiano da população da época como agricultura, atividades domésticas, pesca, olaria, tecelagem, metalurgia que revelava uma economia local bastante ativa comercialmente.