Parque Verde de Alcobaça

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localiza-se na entrada nascente da cidade, passa pelo rio Alcoa e preserva os antigos caminhos da água para o Mosteiro de Alcobaça, cidade e concelho de Alcobaça, Distrito de Leiria, Centro de Portugal
 
Um novo espaço de lazer inaugurado no dia 21 de março de 2019 que promove o encontro de gerações e onde o sol, a terra, a água e a natureza convivem em plena harmonia.

O Parque pretendeu devolver o rio à cidade de Alcobaça respeitando o património ambiental e o legado cisterciense reforçando a qualidade de vida da comunidade local e dos visitantes.

A área com mais de seis hectares constitui uma nova centralidade com um espaço social amplo propício ao desporto espontâneo, a atividades ao ar livre e capaz de acolher diversos eventos.

A permanência dos Cistercienses no território alcobacense durou oito séculos sendo interrompida pela secularização da sua abadia em 1834.

A ação dos monges moldou a paisagem cultural e deixou profundas marcas no património material e imaterial da região.

O Parque simboliza e celebra a longa presença desta Ordem no verdejante e silencioso vale de Alcobaça.

O parque municipal integra ainda uma ampla estratégia de mobilidade sustentável que inclui a pedonalização progressiva do rio Alcoa desde a sua nascente até à foz.

A Conduta de água potável e a rede de abastecimento hídrico do mosteiro para finalidades de alimentação, higiene corporal e atos litúrgicos com origem no lugar de Chiqueda tem uma extensão linear de 3, 280 km e uma inclinação média de 1,6‰ desenvolve-se pela força da gravidade em troços subterrâneos, superficiais e elevados o que revela notáveis conhecimentos de engenharia hidráulica por parte dos seus construtores.

Na zona do Parque a travessia da conduta de água límpida para o mosteiro assenta parcialmente no talude direito da levada, o aqueduto está implantado à superfície ou em elevação.