Home > alentejo 

Mértola

Photo 1
Photo 2
Photo 3
Photo 1
Photo 2
Photo 3
Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Mértola é um município raiano português do distrito de Beja, região do Alentejo e sub-região do Baixo Alentejo, Portugal
 
O Mértola é o sexto município mais extenso de Portugal com 1 292,87 km² de área tendo 6205 habitantes (censo de 2021). O município de Mértola está dividido em 7 freguesias: Alcaria Ruiva, Corte do Pinto, Espírito Santo, Mértola, Santana de Cambas, São João dos Caldeireiros, São Miguel do Pinheiro, São Pedro de Solis e São Sebastião dos Carros.

O município é limitado a norte pelos municípios de Beja e de Serpa, a leste pela Espanha, a sul por Alcoutim e a oeste por Almodôvar e Castro Verde.

A vila situada numa elevação na margem direita do rio Guadiana imediatamente a montante da confluência da ribeira de Oeiras.

A hidrologia do município de Mértola é marcada pelo rio Guadiana e seus afluentes (Oeiras, Chança e Vascão) atravessam o município numa extensão 35 km fazendo a maré sentir-se até Mértola cerca de 70 km desde a foz.

O município de Mértola em termos geológicos é caracterizado por duas zonas distintas: a peneplanície alentejana e o vale do Guadiana.

Mértola apresenta um clima quente e temperado predominantemente mediterrânico com verões quentes e secos consequência da interioridade e os invernos pouco chuvosos.

As escavações arqueológicas iniciadas em finais da década de 70 das quais resultaram na descoberta de vestígios que remontam ao Neolítico e informações recolhidas provam que a vila de Mértola é bem mais antiga do que as fontes escritas testemunharam.

Na invasão dos povos do Norte de África liderados pelo general Tárique em 711 Mértola ganha uma nova dinâmica passando a ser o ponto mais ocidental do Mediterrâneo.

No final do século XIX com a descoberta do filão mineiro em S. Domingos o município em especial a margem esquerda do Guadiana, conhece uma nova época de prosperidade, caracterizada principalmente por um acentuado crescimento demográfico.

Nos finais da década de 50 e à medida que a exploração mineira diminuía a crise social e económica instalava-se nos que dependiam diretamente e indiretamente da mina.

Nos anos 80 a vila de Mértola começou através da arqueologia a descobrir melhor o seu passado e a transformar esse imenso património num fator de desenvolvimento económico e cultural.

As atrações são: Castelo de Mértola, Igreja Matriz de Mértola (Igreja de Nossa Senhora da Anunciação), Ponte de Mértola (Torre do Rio), Campo Arqueológico de Mértola, Casa do Mineiro - Centro de Documentação, Mina de S. Domingos (freguesia de Corte do Pinto), Museu Forja do Ferreiro, Torre do Relógio, Museu de Arte Islâmica (Museu Municipal de Mértola), Azenhas do Guadiana, Cais de Mértola, Museu Arqueológico - Museu de Mértola. Basílica Paleocristã, Conservatória do Registo Civil de Mértola e Miradouro de Mértola.