Home > alentejo 

Montemor-o-Novo

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Montemor-o-Novo é uma cidade portuguesa, no distrito de Évora, região do Alentejo e sub-região do Alentejo Central com cerca de 12.000 habitantes, Portugal
 
Montemor-o-Novo é a segunda maior cidade do distrito, apenas superada pela capital, Évora. O município de Montemor-o-Novo esta dividido em 7 freguesias: Cabrela, Ciborro, Cortiçadas de Lavre e Lavre, Foros de Vale de Figueira, Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras (Montemor-o-Novo), Santiago do Escoural e São Cristóvão.

Montemor é um concelho com antigas tradições taurinas desde o século XV que as corridas de toiros decorriam em recinto de madeira na Praça do Corro (hoje Praça Miguel Bombarda).

No dia 6 de Agosto de 1882 por obra de António Pedro Sameiro foi inaugurada uma nova Praça de Toiros, a actual Praça de Toiros do Rossio e em 1910 a beneficiar de obras de restauro.

A vila de Montemor chegou a ter duas Praças de Toiros: a Praça dos Chãos de que era proprietário o Visconde da Amoreira da Torre e a atual Praça do Rossio e até 1954 serviu ainda de espaço para projecção de filmes.

A praça tem capacidade para 2000 lugares de estilo clássico, planta circular com bancadas corridas e dispondo de galerias cobertas no topo.

Na cidade de Montemor-o-Novo nasceu São João de Deus o padroeiro dos hospitais, dos doentes e dos enfermeiros e a sua memória litúrgica é celebrada a 8 de Março.

São João de Deus (nasceu em Montemor-o-Novo 8 de março de 1495-faleceu Granada, 8 de março de 1550) foi um religioso católico português e santo da Igreja Católica Romana que se distinguiu na assistência aos pobres e aos doentes através de um hospital por ele fundado em Granada no ano de 1539.

O município é limitado a norte pelo município de Coruche, a leste por Arraiolos e por Évora, a sul por Viana do Alentejo e por Alcácer do Sal e a oeste por Vendas Novas e por um dos territórios do município de Montijo.

O município tem uma altitude média de 291 m acima do nível do mar e foi edificada entre três montes: o do Castelo de Montemor-o-Novo, o da igreja da Nossa Senhora da Visitação e o da igreja da Nossa Senhora da Conceição.

Na economia a produção de carne é o seu principal factor sendo o município do país que mais produz.

As atrações são: Castelo de Montemor-o-Novo, Convento de São Francisco, Convento de Nossa Senhora da Saudação, Paço dos Henriques, Herdade das Cortiçadas, Gruta do Escoural, Anta de São Brissos, Igreja Paroquial de São Brissos, Centro Interpretativo do Castelo de Montemor-o-Novo, Anta de Nossa Senhora do Livramento, Praça de Toiros de Montemor, Monte Selvagem, Torre da Má-Hora, Mosteiro de Nossa Senhora do Castelo das Covas de Monfurado, Solar da Sempre Noiva, Grande Anta do Zambujeiro, Menir dos Almendres, Centro Interpretativo dos Almendres, Grande Anta da Comenda da Igreja, Cromeleque de Vale Maria do Meio, Barragem dos Minutos, Castelo de Giraldo e PORVID - Pólo Central de Conservação da Variabilidade da Videira Autóctone.