Home > alentejo 

Reguengos de Monsaraz

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Reguengos de Monsaraz é, desde 2004, uma cidade portuguesa, no distrito de Évora, na região do Alentejo e na sub-região do Alentejo Central, com 7 261 habitantes, Portugal
 
O município de Reguengos de Monsaraz está dividido em 4 freguesias: Campo e Campinho, Corval, Monsaraz e Reguengos de Monsaraz.

O município é limitado a norte pelo município do Alandroal, a leste por Mourão, a sudeste por Moura, a sudoeste por Portel, a oeste por Évora e a noroeste pelo Redondo.

Reguengos de Monsaraz tornou-se sede do concelho definitivamente em 1851 foi elevada à categoria administrativa de vila em 1840 e elevada a cidade em 9 de Dezembro de 2004.

Reguengos de Monsaraz é um dos quatro municípios que compõem a área suburbana de Évora, os quais são Arraiolos, Montemor-o-Novo, Reguengos de Monsaraz e Viana do Alentejo.

O sector primário emprega 17,9% da população residente devido maioritariamente à vinha da qual resulta a elevada produção de vinhos do município.

O turista que pretende apenas desfrutar de um dia agradável no ambiente tranquilo do Alentejo saboreando um copo de vinho ou para quem deseja conhecer melhor os vinhos da “Melhor Região de Enoturismo do Mundo”.

O conhecimento das caraterísticas do solo e do clima da região, a escolha das castas para criar o vinho idealizado passando pelas técnicas de plantação, tratamento da vinha, rega, vindima tradicional ou mecânica, avaliação da uva (açúcar/acidez), fermentação e filtragem a que este néctar é sujeito.

As fases de envelhecimento em barricas de carvalho, talhas ou ânforas de barro para o engarrafamento e todos os rituais que o compõem desde o tipo de copo mais adequado à forma de abrir a garrafa, preparar o vinho para o servir avaliando as suas características de textura, cor e olfato.

A cidade situa-se a 25 minutos de Évora e dispõe de autocarros da rede "Rodoviária do Alentejo" que efetuam o trajeto Reguengos-Évora e Évora-Reguengos com frequência.

Reguengos de Monsaraz destaca-se pela vasta oferta em termos de turismo de habitação e ao longo da extensa encosta de Monsaraz sobre o Rio Guadiana e Albufeira de Alqueva foi a Cidade Europeia do Vinho em 2015.

As atrações são: Ermida de Nossa Senhora do Rosário (Corval), Fortificações da Vila de Monsaraz, Castelo de Esporão (Torre do Esporão), Praia Fluvial de Monsaraz, Praia Fluvial da Amieira,Convento da Orada, Observatório do Lago Alqueva, Menir da Bulhoa, Menir do Outeiro, Anta 2 do Olival da Pêga, Complexo Arqueológico dos Perdigões, Pedra Alçada, Anta 1 do Olival da Pega, Praia Fluvial Azenhas D''''el Rei, Casa da Inquisição, Rocha dos Namorados, Ermida de Santa Catarina de Monsaraz, Parque de Merendas de Campinho, Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, Ermida de São Lázaro, Olaria Bulhão, Museu do Fresco, Ermida de Nossa Senhora dos Remédios, Igreja Matriz de Santo António, Casa do Barro, Pelourinho de Monsaraz, Igreja de Santiago, Biblioteca Municipal (Palácio Rojão), Centro Náutico de Monsaraz, Jardim Público de Perolivas, Outeiro XXI, Parque Caridade, Parque da Cidade, Parque da Junqueira, Parque de Cumeada e Parque de São Marcos do Campo.

As principais Adegas da região são: Adega do Calisto, Adega Ervideira, Adega José de Sousa, CARMIM-Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, Destilaria Alqueva Lake Gin, Destilaria Sharish Gin, Herdade do Esporão, Monte das Serras, Monte dos Perdigões e São Lourenço do Barrocal.