Biblioteca Municipal

Photo 1
Photo 2
Photo 1
Photo 2
Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localiza-se na Praça Municipal, Vila de Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo, região Norte e subregião do Alto Minho, sede do município de Arcos de Valdevez
 
A Casa das Artes/Biblioteca Municipal de Arcos de Valdevez é na sua origem um edifício setecentista classificado em 1982 como Imóvel de Interesse Público e conhecido como "Casa do Terreiro" ou do "Conselheiro" ocupando uma área espacial fronteira ao Jardim dos Centenários entre as igrejas Matriz e do Espírito Santo.

A sua construção situa-se na segunda metade do século XVIII por iniciativa da família Pereira de Vilhena que em 1810 entrega o imóvel ao "Conselheiro" Gaspar de Azevedo Araújo e mais tarde a casa é vendida ao industrial António Dias Gonçalves.

Um espaço arquitectónico integrado na denominada "casa-comprida" de planta rectangular onde se destaca uma fachada posterior de três pisos originalmente com ligação directa ao Rio Vez.

O primeiro piso possuía arcada, o segundo uma loggia com colunas sob plinto e fechada para criação de um jardim de Inverno.

Ao nível do andar nobre destaca-se a magnífica clarabóia e os cinco salões decorados com pintura em tela e cuidado trabalho em estuque.

O frontispício de dois pisos apresenta-se dividido em três corpos assinalando a entrada nobre e o elemento brasonado aí existente substitui um elemento idêntico pertencente à família fundadora da casa.

A intervenção desenvolvida no espaço da Casa das Artes Concelhia assentou na recuperação do edifício do século XVIII, prevendo a instalação de um espaço cultural integrando uma biblioteca, um auditório e uma área de exposições.

As infra-estruturas e os equipamentos do edifício permitirão o desenvolvimento de novas modalidades ligadas à produção cultural e artística nas diversas componentes temáticas: cinema, música, artes plásticas, teatro, entre outras, apoiando a criação e produção cultural, motivando e promovendo acontecimentos locais, de outra forma irrealizáveis.

O espaço da casa integra o espaço da Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo, inserido na Rede Nacional de Leitura Pública, zonas dedicadas a actividades formativas infantis e juvenis, atelier de expressão, zona de depósito, conservação de documentos, áreas de consulta e empréstimo e secção de difusão audiovisual.

O plano arquitetónico permitiu a valorização do conjunto de arcos e colunas criando uma atmosfera harmoniosa e complementar com um elemento integralmente novo: o Auditório.

O espaço possui um auditório com 234 lugares, zona de exposições temporárias, projecção cinematográfica que possui equipamentos adaptáveis com processamento sonoro da última geração, conferências e apresentação multimédia.