Espigueiros do Soajo

Photo 1
Photo 2
Photo 3
Photo 1
Photo 2
Photo 3
Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localiza-se na freguesia de Soajo, Vila de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, região Norte e sub-região do Alto Minho, sede do município de Arcos de Valdevez
 
Nas enormes lajes de granito, situadas no centro da vila de Soajo, sobressaem os 24 espigueiros de granito que são uma das maiores atrações turísticas desta área.

A chamada Eira Comunitária do Soajo tem 24 espigueiros com vista para a serra e montes verdes.

Na vila de Soajo, no concelho dos Arcos de Valdevez, há um conjunto de espigueiros que são a maior atração local: os Espigueiros do Soajo, que são 24 e caracterizam-se por serem celeiros de milho e apesar de serem de alturas diferentes, um dos mais antigos é datado de 1782.

Os espigueiros eram e ainda são utilizados para secar o milho são colocados em sítios estrategicamente mais altos para que os animais não comam o sustento das populações.

A população para afastar os roedores que conseguem trepar instalou de forma astuta umas rodas também de pedra.

As paredes dos espigueiros têm pequenos rasgos para circular o ar entre as espigas, que vão ficando empilhadas no interior.

No cimo têm uma pequena cruz que mostra a devoção das populações pedindo proteção divina para os seus cultivos e ainda hoje alguns espigueiros são usados pela comunidade local.

Um conjunto de Espigueiros Comunitários em Soajo são construções únicas típicas do Minho, tem perto um parque de estacionamento, um pequeno parque infantil é um espaço agradável para uma breve paragem.

Os visitantes mais aventureiros podem percorrer trilhos de enorme beleza na envolvência da vila com graus de dificuldade para todos os gostos e ver animais selvagens, ouvir os passarinhos e aproveitar o ar puro a 1400m de altitude.

Um local para descansar e poder contemplar a magnífica paisagem da Serra do Soajo, o Santuário da Sra da Peneda com a sua cascata e pode ver bois selvagens.

A serra do Soajo é a sexta mais alta serra de Portugal Continental com 1416 m de altitude e 768 m de proeminência topográfica situa-se nos concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço e Monção.

A Serra do Soajo faz parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês e o seu topo designado "Pico da Pedrada" é o ponto mais alto do distrito de Viana do Castelo.
Classificação dos Espigueiros do Soajo
 
No ano de 1983 o conjunto de espigueiros do Soajo está classificado como Imóvel de Interesse Público pelo IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico).