O nosso website usa cookies para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar, está a consentir a utilização de cookies.
Saiba Mais
Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
A Barragem de Fronhas situa-se no Rio Alva, nas freguesias de São Martinho da Cortiça e Pombeiro da Beira, concelho de Arganil, distrito de Coimbra, Centro de Portugal
O rio Alva prossegue entre cabeços na direcção do Mondego com o qual conflui a jusante do açude da Raiva e no lugar das Fronhas perto de Sarzedo foi construída uma barragem: os braços da albufeira que estendem-se até às proximidades da sede do concelho.
A barragem foi concluída em 1985 e o Projetista EDP e o Construtor - SEOP, SARL e foi produzida para a produção de energia elétrica.
A albufeira formada preenche todo o caudal por entre vales desde as Fronhas, Sail, Vale de Espinho, Roda, Covais até à Ponte do Sarzedo em Arganil.
Atualmente, a Albufeira de Fronhas é classificada como "Protegida" e pode praticar diversas atividades desportivas e de lazer como windsurf, pesca, natação e barco à vela e só apenas são permitidas embarcações a motor excepto para as ações de vigilância e socorro.
Os visitantes podem optar por uma agradável caminhada pela margem do Alva desfrutando da frescura e da bonita paisagem que aquela zona oferece.
Nesta albufeira acontecem regularmente concursos de pesca desportiva dada a abundância nestas águas de espécies piscícolas como barbos, bogas e achigãs.
A barragem do rio Alva na bacia hidrográfica do rio Mondego utilizada para controlar cheias do rio e conduzir os afluentes até à Aguieira por meio de um túnel e a bacia da água possui uma área de 652 km2.
Características da Barragem
A barragem em arco do tipo betão com altura de 62 metros (fundação metagrauvaques), Cota do coroamento de 140 m com comprimento do coroamento de 250 m e volume de betão de 103 (x 1000 m3).
Características da Albufeira
A albufeira da barragem apresenta uma superfície inundável ao NPA de (Nível Pleno de Armazenamento) de 5350 (x 1000m2) e tem uma capacidade total de 62100 (x 1000m3) e uma capacidade útil de 42500 (x 1000m3).
As cotas de água na albufeira são: NPA de 134,1 m, NMC (Nível Máximo de Cheia) de 140 metros e NME (Nível Mínimo de Exploração) de 117 metros.
Características do Descarregador de Cheias
O descarregador de cheias de orifício localiza-se no centro (tipo de controlo controlado), 4 comportas de segmento, caudal máximo descarregado de 500 m3/s e dissipação de energia em trampolim.
Características da Central Hidroeléctrica
A Central Hidroeléctrica está afastada da barragem projectada com uma turbina Francis, tem uma potência máxima de 811 kW para um caudal de 2 m3/s e uma queda útil máxima de 46 m.
O aproveitamento destina-se à produção de energia elétrica utilizando o caudal ecológico da barragem de Fronhas constituído pelos órgãos principais: tomada de água no troço em pressão do descarregador de meio-fundo esquerdo da barragem, conduta de alimentação da central e central hidroeléctrica.
A tomada de água no início tem uma secção rectangular de 2,00x0,25m2 e no final uma secção circular DN 800 mm.