Barragem de Montargil

Photo 1
Photo 2
Photo 1
Photo 2
Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
A Barragem de Montargil localiza-se na freguesia de Montargil, concelho de Ponte de Sor, distrito de Portalegre, Região do Alentejo, sub-região do Alto Alentejo, Centro-sul e do sul de Portugal
 
A Barragem de Montargil na freguesia de Montargil, concelho de Ponte de Sôr tem vários locais que servem de praia fluvial para tomar banho nestas águas quentes da barragem.

A Barragem de Montargil situa-se na bacia hidrográfica do rio Tejo e na ribeira de Sôr e foi projectada pela Direcção-Geral dos Serviços Hidráulicos em 1954 e ficou concluída no ano de 1958.

O facto marcante da história desta freguesia foi a construção da imponente barragem de Montargil que alterou a geografia local, criando-se um lago artificial com uma capacidade total de mais de 164 milhões de metros cúbicos de água.

A obra foi promovida pela Direcção-Geral dos Serviços Hidráulicos visando promover a eletrificação dos meios rurais, aumentar a rentabilidade agrícola, maior disponibilidade de água que permite a modernização da maquinaria e eletricidade.

Atualmente é propriedade da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sorraia e, conjuntamente com a barragem de Maranhão e a barragem de Magos, alimenta o Canal do Sorraia.

A barragem tem uma capacidade de 164,3 hm3 e a sua área inundada é de 1646 hectares. Possui uma capacidade de descarga máxima de 765 m3s.

O comprimento do coroamento é cerca de 427 m, com um volume de aterro de 858000 m3 e uma altura acima do terreno natural de 36 m.

Uma central hidroeléctrica equipada com uma turbina Francis que produz em ano médio 5,9 GWh.

A albufeira da barragem é muito utilizada na prática de desportos náuticos como a pesca desportiva e para as atividades relacionadas com a natureza como a observação de aves.

A Barragem de Montargil construída sobre a Ribeira de Sor é um local muito procurado por turistas que aqui vêm fazer desporto ou apenas acampar.

A zona tem uma rica diversidade de aves terrestres e aquáticas e por isso é um local muito visitado pelos amantes da natureza e pelos que gostam de observar as aves.

Um dos poucos locais onde se podem ver as cinco espécies de andorinhas como cegonha branca, peneireiro cinzento, milhafre preto, águia calçada e abelharuco.

Nas aves aquáticas destacam-se o pato real, mergulhão de crista, garça branca pequena, garça real, borrelho pequeno de coleira e maçarico das rochas.

A zona que envolve a barragem é composta sobretudo por pinhais e montados de sobro que suportam uma grande diversidade de espécies florestais.

O paredão da barragem serve de ponto de partida para a exploração da zona e podem observar-se duas espécies de andorinhas: andorinha dos beirais, andorinha das rochas e trepadeira-azul.

A partir do paredão é possível seguir pela N2 para sul na direção de Mora e ao fim de alguns quilómetros vira-se à esquerda na direção de Foros do Mocho.

A zona afastada da estrada nacional é excelente para observar aves especialmente passeriformes: andorinha das barreiras, andorinha daurica, rouxinol bravo, chapim de poupa, gralha preta, pardal francês, papa moscas cinzento, estorninho preto, etc.

Na ponte sobre o braço da barragem pode-se ver: andorinha das chaminés, andorinha das barreiras, estorninho-preto e a gralha-preta.

A barragem possui praia fluvial com pontos de acesso para usufruir de um dia de sol ou praticar desportos náuticos.

A barragem de Montargil distingue-se pela sua natureza verdejante de pinheiros e pelo seu grande lago e as suas águas oferecem uma paisagem idílica.