Barragem de Vilarinho das Furnas

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
A Barragem Vilarinho das Furnas situa-se no leito do Rio Homem, concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga, Norte de Portugal
 
A Barragem Vilarinho das Furnas foi projeto do ano de 1966 e a sua construção concluída em 1972 com Projetista Hidroeléctrica do Cávado, Construtor - MAGOPEP e Dono de Obra (RSB) - CPPE.

A albufeira de Vilarinho das Furnas resulta da construção de uma barragem inaugurada em 1972 com 94m de altura e 400m de extensão de coroamento, alimentada pelas águas do rio Homem provoca a inundação de uma área de 346 ha.

No fundo das suas águas encontram-se ainda vestígios dos restos da aldeia comunitária de Vilarinho da Furna que podem ser avistados quando a companhia elétrica realiza descargas consideráveis de água.

A albufeira funciona como reservatório de água que em certos períodos pela ação da força da gravidade a água é conduzida por uma conduta acciona uma central eléctrica na barragem vizinha e quando o consumo da rede elétrica é baixo a água é bombeada voltando ao reservatório inicial.

As águas límpidas da albufeira conferem mais beleza natural e exuberante às serranias circundantes do Gerês e da Amarela que testemunham as mudanças da paisagem ao longo do ano como o reflexo dos picos cobertos com neve no Inverno, luxuriantes tons amarelos, rosa e verdes de matos e carvalhais sobre o azul intenso do céu.

Na albufeira de Vilarinho das Furnas são permitidas atividades de lazer como a pesca e a natação mas deve ser tida em consideração que se trata de um reservatório de margens e fundo irregular com presença de detritos naturais que podem ocasionar acidentes.

O paredão da barragem permite a passagem com precaução de automóveis ligeiros entre as aldeias de Campo do Gerês e de Brufe na direção de Ponte da Barca ou Lindoso.

A barragem em betão tipo arco em granito com altura acima da fundação de 94 m, cota do coroamento de 570 m (comprimento do coroamento de 385 m) e volume de betão de 294 x 1000 m3 e possui uma área da Bacia Hidrográfica de 77 km2.

A descarga de fundo localiza-se em Talvegue com secção da conduta - D 2,60, caudal máximo de 180 m3/s com controlo a jusante e dissipação de energia em jato oco.

A Albufeira com área inundada ao NPA de 3460 x 1000m2 com capacidade total de 117690 x 1000m3 (capacidade útil de 116080 x 1000m3), nível de pleno armazenamento de 569,5 m e com nível de máxima cheia de 570 m.

O descarregador de cheias localizado na margem direita com um tipo de descarregador afogado lateral em poço com 2 comportas de vagão, caudal máximo descarregado de 280 m3/s e dissipação de energia em trampolim.

A Central Hidroeléctrica do tipo a céu aberto com 2 grupos instalados (tipo de grupos de francis) com potência total instalada de 125 MW e energia produzida em ano médio de 225 GWh.