O nosso website usa cookies para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar, está a consentir a utilização de cookies.
Saiba Mais
Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
A Barragem de Fratel, situada na Vila Velha de Ródão, freguesia Amieira do Alentejo/Fratel, concelho de Nisa, limites dos distritos de Castelo Branco e de Portalegre, entre as Portas de Ródão e a foz do Rio Ocreza, bacia hidrográfica do Tejo, Rio Tejo, Centro de Portugal
A construção da Barragem do Fratel foi finalizada em 1973 e o impacto que o enchimento da albufeira vai provocar nos vestígios arqueológicos que foram encontrados na região e correm o risco de ficarem submersos.
A Central Hidroelétrica de Fratel localizada em Amieira do Tejo começou a operar em 1974 no curso de água do Tejo com potência instalada de 132 MW, produtibilidade média anual: 327 GWh, Localização (Coordenadas GPS): 39°32''36''N, 7°48''9''W e armazenamento total: 21 hm³.
A Barragem de tipo gravidade situada na mais apertada garganta do Tejo entre as Portas de Ródão e a foz do Rio Ocreza, possui cais, fundeadouros e rampas de acesso, e as espécies piscícolas comuns são a boga, a carpa e o achigã.
A Central Hidroelétrica de Fratel possui uma altura de 43 m acima do terreno natural e uma cota de coroamento de 87 m e a capacidade instalada de produção de energia elétrica é de 132 MW e o volume de betão 124 x 1000 m3.
Na albufeira da barragem submergiu uma boa parte dos núcleos de gravuras rupestres do Tejo e um troço do antigo muro de sirga do Tejo.
A Albufeira com área inundada ao NPA - 10000 x 1000m2, capacidade total - 92500 x 1000m3, capacidade útil - 21000 x 1000m3, nível de pleno armazenamento (NPA) - 74 m, nível de máxima cheia (NMC) - 76 m, nível mínimo de exploração (Nme) - 71 m.
O Descarregador de Cheias localizado no corpo da barragem com tipo de descarregador sobre a barragem, cota da crista da soleira de 57m, desenvolvimento da soleira é de 6 x 18,75=112,5 m, 6 comportas segmento, caudal máximo descarregado é de 16500 m3/s e bacia de dissipação.
A Central Hidroelétrica de Fratel contíguo à barragem com a potência total instalada é de 130 MW e a energia produzida em ano médio é de 347,5 GWh.
A Área da Bacia Hidrográfica da barragem é de 60000 km2, a queda bruta máxima é de 29 m, número de grupos é 3, a altura do muro é de 48 m e um Sistema de Comando e Medida Posição das Comportas.
O sistema realiza a Medida de Posição das Seis Comportas do Descarregador de Cheias da Central de Fratel através de um Sistema de Acoplamento Mecânico entre cada comporta e os dois Codificadores de Posição Angular que geram um sinal de saída digital em código Gray correspondente ao deslocamento de cada lado dessa comporta.
Os grandes caudais permitem a limpeza em zonas de fábricas em Vila Velha de Ródão e com sedimentos e a proteger o ecossistema.