A Ponte de Boutaca ou Ponte de Boitaca, no município da Batalha é uma ponte construída na segunda metade do século XIX, em 1862 em estilo revivalista e com traço neogótico, a Ribeira da Calvaria afluente do Rio Lena corre por baixo dela.
A construção do viaduto denominado Ponte da Boutaca, nome associado a uma propriedade de Mestre Boitaca neste local, teve o seu início na segunda metade do séc. XIX, em 1862 durante o reinado de D. Luís, como testemunha, a gravação num marco colocado na valeta da estrada que, de norte para sul dá acesso à ponte.
A Ponte de traça neo-gótica apresenta um tabuleiro retilíneo de 60m por 7m, assente em seis arcos quebrados intercalados por contrafortes com vários esbarros.
A amurada é em cantaria com grilagem em quadrifólios rematada a espaços por pináculos, no topo dos contrafortes.
Os dois pavilhões românticos sugerindo antigas portagens, ladeiam o tabuleiro da ponte à entrada e à saída são de planta retangular, com 5,70m por 3,80m, assentando num alto embasamento em talude e são rematados por grilagens de flores do liz em cantaria pináculos nos vértices encimando os cunhais
Um telhado de quatro águas cobre os pavilhões que apresentam janelas em arco ogival e portas que abrem para o tabuleiro.
A ponte tem uma plataforma plana em seis arcos acima do rio Leona que foi construída em 1862 durante o reinado de D. Luis.
A Ponte da Boutaca foi edificada em 1862 sobre a Ribeira de Calvaria, nas imediações do Mosteiro da Batalha, fazendo parte da antiga Estrada Real que ligava Lisboa ao Porto.
Apresentando um modelo neo-gótico, a ponte é constituída por um tabuleiro rectilíneo, assente sobre seis arcos quebrados intercalados por contrafortes. A amurada da ponte é decorada por grilagens e pináculos, colocados no topo dos contrafortes.
Nos extremos da edificação foram edificados quatro pavilhões de planta rectangular, que assentam sobre bases em talude e são rematados por ornamentos de cantaria, flores-de-lis e pináculos.
No ano de 1988 a ponte foi objeto de obras de restauro, as coberturas dos quatro pavilhões foram reparadas e alguns dos ornamentos em cantaria que haviam sido danificados foram repostos.
A Ponte de Boutaca ou Ponte de Boitaca, no município da Batalha, está classificado como Imóvel de Interesse Público.