O município é limitado a norte pelo município de Óbidos, a nordeste pelas Caldas da Rainha, a sudeste pelo Cadaval e a sudoeste pela Lourinhã.
A vila do Bombarral situa-se numa planície de aluvião bastante fértil orlada de outeiros pouco elevados, na margem esquerda do rio Real e a uma altitude de 50 metros.
A base da economia do município é uma agricultura minifundiária onde se destaca o vinho, a pêra-rocha e os produtos hortícolas.
A Região povoada desde a Pré-História, sabe-se que no século XIV Bombarral era uma granja do Convento de Alcobaça, aparecendo no século XVIII como Terras da Rainha.
O Bombarral pertenceu ao concelho do Cadaval até 1852 passando para o de Óbidos até que em 1914 passou a ser cabeça do município constituído pelas freguesias de Carvalhal, Roliça e Bombarral.
A inauguração da linha férrea do Oeste, em 1 de Agosto de 1887 levou ao desenvolvimento agroindustrial da Vila.
A implantação da República, e em grande parte como agradecimento pelo forte apoio que a freguesia prestou ao movimento republicano, Bombarral ganhou independência em relação a Óbidos.
O território apresenta vestígios de fixação humana desde os primórdios da pré-história, com reflexo em alguns vestígios arqueológicos como a fortificação neolítica da aldeia da Columbeira e o Castro de São Mamede.
O concelho do Bombarral, situado na região Oeste, a sul do distrito de Leiria, continua a ser marcado pela forte atividade agrícola, nomeadamente na produção de vinhos de qualidade como Casa Quinta das Cerejeiras, Quinta do Sanguinhal, os caminhos da Rota da Vinha e do Vinho do Oeste com cerca de 25 Quintas produtoras de vinho para conhecer.
As principais atrações turísticas são: Bacalhôa Buddha Eden e o jardim (Quinta dos Loridos), Mata Municipal do Bombarral pela serra do Picoto, o jardim das Quatro Estações, o Museu Municipal do Bombarral, Kartódromo Internacional do Oeste (desportos motorizados), Campo Aventura, Largo dos Aviadores, Castro da Columbeira, Miradouro da Serra do Picoto, Túmulo do Coronel Francis Lake (17 de Agosto de 1808 desenrolou a Batalha da Roliça entre exército francês (coronel de Laborde) e as tropas ango-lusas (General Wellesley), Aldeia do Sanguinhal, Igreja da Nossa Senhora da Purificação, Teatro Eduardo Brazão, Estação de Comboios de Bombarral (azulejos da vida rural), Igreja Matriz do Bombarral - Igreja Salvador Mundi, artesanato local (louça artística, os azulejos e os trabalhos em vime).