Solar dos Mello e Castro e Capela de São Lourenço

Photo 1
Photo 2
Photo 1
Photo 2
Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localiza-se no Largo Salvador Carvalho dos Santos, freguesia de São Mamede, Município de Bombarral, Distrito de Leiria, Centro de Portugal
 
A casa senhorial foi construída no século XVI com planta em L e uma capela no exterior.

A Capela-mor com cobertura em abóbada nervurada e paredes revestidas a painel de azulejos do século XVIII.

O solar da família Melo e Castro foi edificado na década de 40 do século XVI, por Martim Afonso de Melo e Castro Zuzarte, capitão das Índias, que mandou também construir a Capela de São Lourenço, na época a igreja privativa da propriedade.

O edifício construído apresenta uma estrutura de gosto italiano muito erudita, derivada da renovação dos modelos de arquitectura civil que se verificou em Portugal a partir de meados da centúria.

A planta do edifício primitivo é composta por três corpos quadrangulares marcados pela disposição de torres nos ângulos do edifício formando um conjunto em L onde se destacam a regularidade e simetria característicos dos modelos renascentistas.

Junto ao solar apresentam-se vestígios da existência de uma casa de fresco , um elemento que passa também a desempenhar um papel importante no conjunto arquitetónico das casas senhoriais quinhentistas.

Nos anos seguintes, a estrutura primitiva da casa seria alterada pela edificação de um corpo paralelo ao edifício principal,que transformou a disposição da planimetria em U, fechando o pátio da casa.

O edifício foi frequentado por duas visitas reais no século XVIII tendo sido por ocasião das visitas da Rainha D. Maria I e dos Príncipes que a propriedade foi reformada tendo sido remodelada a fachada principal e o portal de acesso ao pátio da casa.

Anexa ao solar aparece a Capela de São Lourenço teve origem no século XVI e foi mandada edificar por Martin Afonso de Mello em cumprimento de uma promessa por São Lourenço seu padroeiro por o ter livrado de um grande perigo no mar.

No interior da Capela de São Lourenço encontra-se um sacrário de talha marmorizado a azul escuro e de cúpula redonda, um rodapé de azulejos representando cenas da vida do orago (Século XVIII).