O nosso website usa cookies para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar, está a consentir a utilização de cookies.
Saiba Mais
Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localiza-se na Serra do Soajo, Vila de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, região Norte e sub-região do Alto Minho, sede do município de Arcos de Valdevez
A Serra do Soajo, também designada como Serra da Peneda, é a sexta serra mais alta de Portugal Continental atingindo 1416 metros de altitude e situa-se no Alto Minho pertencendo aos concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço e Monção.
O Soajo cheio de tesouros naturais para descobrir e grande parte das atrações são integradas no único Parque Nacional português (Peneda-Gerês) considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera.
A serra concilia natureza, história, património e tradição ancestral e as belas cascastas e lagoas do Soajo que valem uma visita.
As cascatas e lagoas do Soajo são locais de passagem obrigatória no concelho de Arcos de Valdevez e se é uma pessoa que gosta de atividades ao ar livre, caminhadas pela natureza vai adorar as melhores cascatas e lagoas paradisíacas do Soajo.
Poço Negro do Soajo
A cascata de Poço Negro do Soajo possui grande beleza natural e encanta a quem o visita é considerada uma das mais bonitas do Soajo.
A cascata de Poço Negro possui uma deliciosa lagoa natural de água cristalina excelente para banho e mergulhos relaxantes para toda a familia.
A melhor época para aproveitar a cascata é nos meses de verão (Julho, Agosto, Setembro), altura em que a água do rio fica mais quente.
O Poço Negro está localizado à beira da estrada (M530), a menos de 1 km da vila de Soajo (concelho de Arcos de Valdevez).
O acesso à cascata é muito fácil: a partir da beira da estrada (M530) basta descer por uma escadaria segura até ao nível do rio.
Lagoa dos Druidas
As quedas d’água do rio da Peneda dão uma forma serena à Lagoa dos Druidas, um dos locais mais místicos e secretos da Serra do Soajo em pleno Parque Nacional Peneda-Gerês.
O local foi palco de rituais druídicos que é uma manifestação religiosa com raízes celtas onde os seus seguidores veneram a natureza fazendo dela a base da sua crença.
A maneira mais fácil de chegar é percorrendo o trilho que começa na aldeia de Tibo que são cerca de 5 km ida/volta e o grau de dificuldade relativamente fácil.
Poço do Bento Soajo
O Poço do Bento é outro refúgio que possui águas cristalinas para se banhar em plenos dias de calor e fica escondida em um vale profundo do rio Adrão, somente a 2 km do centro de Soajo.
O visitante para lá chegar terá de percorrer um trilho leve (20 minutos a pé) que começa junto à ponte que liga a vila de Soajo a Cunhas e não tem serviço de bar-restaurante.
Cascatas Poço das Canejas
O caminho para chegar ao Poço das Canejas é o mesmo que conduz ao Poço do Bento.
O Poço do Bento é vizinho ao Poço das Canejas e é um local magnífico, composto por uma enorme piscina natural de águas cristalinas e recomenda-se cautela na descida para os banhos e o melhor horário para visitar e curtir o local é entre 12h e 15h.
Cascata do Soajo
A Cascata do Soajo forma várias lagoas tornando o cenário digno de ser aproveitado nos meses quentes de verão.
A Cascata do Soajo fica na parte superior aos poços do Bento e Canejas, a 2 km do centro de Soajo e a paz reina por ali, sendo o local perfeito para relaxar com amigos ou em família. A água é fria mas é pura, limpa e cristalina e não conta com serviço de bar-restaurante.