Guarda

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
A Guarda é uma cidade portuguesa com 1.056 metros de altitude máxima, sendo a mais alta cidade do país estando situada na região estatística do Centro e sub-região das Beiras e Serra da Estrela
 
A Cidade é sede do município da Guarda com 712,1 km 2 de área e 42 541 habitantes (censos de 2011), subdividido desde a reorganização administrativa de 2012/2013 em 43 freguesias.

O município é limitado a nordeste pelo município de Pinhel, a leste por Almeida, a sudeste pelo Sabugal, a sul por Belmonte e pela Covilhã, a oeste por Manteigas e por Gouveia e a noroeste por Celorico da Beira.

A Cidade da Guarda possui acessos rodoviários importantes: a A25 que liga a Aveiro ao Porto tendo ligação direta a Madrid, a A23 que liga a Guarda a Lisboa e ao Sul de Portugal, o IP2 que liga a Guarda a Trás-os-Montes e Alto Douro, nomeadamente a Bragança.

A cidade possui a linha da Beira Baixa e a linha da Beira Alta completamente eletrificada permitindo a circulação de comboios regionais, nacionais e internacionais constituindo o principal eixo ferroviário para o transporte de passageiros e mercadorias para o centro da Europa com ligação a Hendaye (França, via Salamanca-Valladolid-Burgos).

Uma cidade histórica e a mais alta de Portugal, foi também pioneira na rádio local(a Rádio Altitude, a primeira rádio local de Portugal), as suas origens ligam-se com a existência de um sanatório dedicado à cura da tuberculose.

A região é marcada pelo granito, clima de montanha e pelo seu ar puro e frio, as linhas de água das maiores bacias hidrográficas que abastecem as três maiores cidades de Portugal: bacia do Tejo que abastece Lisboa, a Bacia do Mondego que abastece Coimbra e a bacia do Douro que abastece o Porto.

As principais atrações da Cidade da Guarda são: Parque Natural da Serra da Estrela, Sé da Guarda, Museu da Guarda, Castelo da Guarda, Solar do Vinho da Beira Interior (Largo das Freiras, Guarda), Torre dos Ferreiros (R. Camilo Castelo Branco, Guarda), Cabeço das Fráguas ( lugar de Cabeço da Senhora dos Prazeres, freguesia de Benespera, concelho da Guarda), Centro Histórico da Guarda (Largo Gen. Humberto Delgado, Guarda), Castro do Tintinolho, Igreja de São Vicente (R. Francisco de Passos, Guarda), Igreja da Misericórdia (Largo João de Almeida, Guarda), Capela de São Pedro (Largo de São Pedro, Guarda), Parque da Cidade (Guarda), Paços do Concelho (Guarda), Castro do Jarmelo (situado numa elevação do Planalto da Guarda, no lugar da antiga vila do Jarmelo), Ponte de Sequeiros (Sabugal, Guarda), Museu do Sabugal, Castelo de Belmonte, Museu Judaico de Belmonte, Centum Cellas (Rua dos Bombeiros Voluntários, Belmonte), Museu dos Descobrimentos ou Museu Zêzere(R. Pedro Álvares Cabral, Belmonte), Igreja de Santiago e Panteão dos Cabrais (Largo do Brasil, Belmonte), Museu do Azeite (Belmonte), Castelo de Vila do Touro (freguesia de Vila do Touro, concelho do Sabugal, distrito da Guarda), Termas do Cró, Necrópole das Forcadas (Lugar de Forcadas, freguesia de Matança, concelho de Fornos de Algodres, Distrito de Guarda).