Home > covilhã 

Elevador ou Funicular de Santo André

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localiza-se nas Escadas de Santo André, Cidade de Covilhã pertencente ao distrito de Castelo Branco, na província da Beira Baixa, região do Centro e sub-região das Beiras e Serra da Estrela
 
O Elevador dotado com uma cabine panorâmica e de utilização gratuita é um ótimo meio que facilita a ligação pedonal entre a Rua Marquês d''''Ávila e Bolama, e a Rua António Augusto de Aguiar.

Junto ao elevador há uma longa escadaria que parece acentuar ainda mais o desnível que se faz necessário para facilitar o deslocamento dos pedestres pelo município visto que a cidade possui inúmeras subidas/descidas.

O Plano de Mobilidade Pedonal desta cidade fértil em declives acentuados contempla outros dois elevadores, um deles bem próximo deste e um funicular.

Na Covilhã para passarmos de um ponto da cidade a outro usamos o Funicular que estava funcionando plenamente e vale a pena o passeio, e os mais corajosos e mais jovens podem optar pela subida na escada que fica ao lado.

Nas grandes subidas da cidade (e tem custo zero) vale a pena o passeio pelo elevador, e pela utilidade em evitar uma subida ou descida de 163 degraus e é um elevador que proporciona também uma vista sobre parte da universidade.

Um funicular que reduz o tempo, tem uma bela vista de parte da cidade e ajuda a chegar de um lado a outro sem esforço.

Além da sua extrema utilidade numa cidade como a Covilhã pois promove a mobilidade urbana pedestre é também uma atração turística possibilitando apreciar as vistas pelos seus funiculares, pontes e elevadores descobrindo também o casco urbano antigo, e estes equipamentos fazem da Covilhã uma cidade de montanha onde é agradável circular.

O transporte serve a comunidade de Covilhã já que é repleta de morros e serras, e trata-se de um transporte gratuito, moderno e muito útil.

O funicular é uma grande ajuda para chegar à zona do mercado, e existe ao lado do funicular uma enorme e íngreme escadaria que tem o mesmo percurso e "atalha" muito o caminho e sempre dá para fazer alguma ginástica.

O Funicular está bem situado e torna-se muito útil visto estar à beira de um local populacional facilitando assim o acesso ao Mercado evitando a subida por uma grande escadaria.

A presença de um elevador que facilita a vida aos mais idosos, um aparelho que facilita a subida e descida da imensa escada que praticamente liga o Mercado Municipal à Universidade da Beira Interior (Polo Principal).

O local onde está situado torna-se bastante útil dado que a alternativa é a enorme escadaria que o acompanha, e a vista que se pode ter sobre o resto da cidade e do horizonte é fantástica tanto de dia como de noite e merece ser apreciada.

O funicular de Santo André é uma atração turística por ser característico das cidades portuguesas e que muito ajuda quem tem de subir ou descer as ladeiras de Covilhã.

A Covilhã é uma cidade onde existem declives com muita altitude, logo quem vai com malas e não apanha um táxi na estação ou um dos autocarros locais convém apanhar este ou outro funicular que é bastante útil e ajuda a chegar a um ponto mais alto da cidade, e depois aí pode seguir a pé ou ir até outro funicular.