O nosso website usa cookies para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar, está a consentir a utilização de cookies.
Saiba Mais
Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localiza-se na Rua das Portas do Sol, Cidade de Covilhã pertencente ao distrito de Castelo Branco, na província da Beira Baixa, região do Centro e sub-região das Beiras e Serra da Estrela
No Miradouro das Portas do Sol é possível ter a noção do domínio da paisagem que o castelo dispunha a partir do qual se controlavam os principais acessos à cidade, e deslumbram os contornos da antiga fronteira com o reino de Castela.
Na Covilhã a arte urbana é mais visível na Rua das Portas do Sol tornando a cidade mais interessante dando-lhe uma perspectiva mais jovem e moderna, a arte adapta-se ao antigo, um passeio muito interessante onde nos misturamos com os locais.
No centro histórico da Covilhã, depois de andar em ruas estreitas e um pouco a subir lá avistamos as Portas do Sol com vistas espetaculares, um passeio pela zona histórica da cidade permite visualizar magníficas vistas panorâmicas aliando um percurso à história de uma cidade.
No Miradouro ver as antigas muralhas da cidade com casas históricas onde hoje são habitadas localizado no bairro histórico, ruelas do bairro judeu e no alto e proporciona uma ampla vista de todo o vale.
No Miradouro pode ver fenômenos naturais como o nascer do sol ou o pôr do sol, e também pode obter uma vista espectacular sobre a Covilhã e a Serra da Estrela.
Os visitantes ao passear pelas ruelas da judaria de Covilhã chegam à Rua Portas do Sol e ao seu Miradouro, e no passado dali vigiavam-se os acessos da cidade.
Os visitantes percorrem as ruas, pátios e travessas do núcleo histórico da Covilhã, e ao parar no miradouro das Portas do Sol admire a arte da rua (Street/Urban art) que começa a fazer parte dos pontos de interesse da cidade da Covilhã.
Uma bela vista sobre a parte baixa da cidade, zona da Reitoria da Universidade e da Cova da Beira inserido nas antigas muralhas da cidade e com um relógio solar para embelezar.
A visita a pé ao bairro histórico das "Portas do Sol" é talvez o melhor passeio nesta cidade, e a zona Histórica muito antiga (início de construção séc. XII) é residencial dentro da antiga muralha.
A zona encontra-se restaurada (passeios e iluminação), e possui um miradouro magnífico, uma vista deslumbrante para a região da "Cova da Beira" onde todas as casas são muito antigas e possuem uma arquitetura única.
A Zona tem muito granito e possui alguns cafés e alguns grafites em paredes dignas de arte urbana.
A escolha do Miradouro e da Rua Portas do Sol é uma referência histórica, porque no passado as portas do sol eram a porta principal da muralha e tinham uma muralha para defender a cidade de ataques inimigos.