Ecovia dos Açudes

Photo 1
Photo 2
Photo 1
Photo 2
Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localiza-se no Largo de Camões, Vila de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo, Norte de Portugal
 
O troço dos Açudes, em Ponte de Lima, estabelece a ligação entre a vila e o limite do concelho de Ponte de Lima com a Ponte da Barca, em Santa Cruz do Lima.

Iniciamos o troço na margem esquerda, junto à ponte Romano-Gótica, não muito longe da sala de visitas de Ponte de Lima, o Largo de Camões.

A ponte que une as duas margens há 2000 anos foi obra do imperador romano Otávio César Augusto que viria a sofrer um aumento na Idade Média devido a um desvio do leito do rio e à destruição provocada pelo tempo.

O visitante segue em direção à Capela de S. João fundado em 1867 que se caracteriza pela sua planta poligonal e pela sua porta neogótica e no caminho deparamo-nos com um posto de observação.

O turista pode fazer uma breve paragem para contemplar algumas espécies de fauna, nomeadamente aves aquáticas.

Nas costas situam-se a EXPOLIMA que é um espaço dedicado a eventos e as Hortas Urbanas de Ponte de Lima.

Na proximidade umas ruínas onde funcionou o forno de cal da Ribeira e aqui era cozida a pedra calcária para a produção de cal (1894-1902).

Na restante extensão do troço acompanhados pela galeria ripícola do Lima que confere uma agradável frescura ao trilho.

O visitante encontrará os parques de merendas e locais de descanso com destaque para a zona dos moinhos da Gemieira.

A subida do ribeiro de Couto leva até um moinho recuperado pelo Município de Ponte de Lima onde podemos encontrar informação sobre o seu modo de funcionamento.

Aqui assiste-se a um estreitamento das margens que diminuem o espaço disponível para a agricultura onde apenas se vê zonas de vale associadas aos afluentes do Lima e diferenças ao nível do leito do rio.

A água que corre encontra no seu curso alguns blocos graníticos que aumenta à medida que nos deslocamos para montante e podemos ver as pesqueiras artificiais e os próprios açudes que realçam o som da água.

As pesqueiras limitam os locais de passagem da lampreia no seu percurso facilitando a sua captura e os açudes desviam a água para os moinhos.

Ao chegarmos a Santa Cruz do Lima não falta muito para que a ecovia siga por terras do concelho de Ponte da Barca.