O nosso website usa cookies para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar, está a consentir a utilização de cookies.
Saiba Mais
Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localiza-se na cidade e distrito de Leiria, no Centro de Portugal
A Praça Rodrigues Lobo é um espaço de referência da cidade de Leiria um espaço foi dos primeiros onde se instalou a população que saiu das muralhas do castelo para viver perto do rio, zona que ficaria conhecida como Rossio (abrange a praça, o Jardim Luís de Camões e área circundante).
A praça antigamente era chamada de Praça de São Martinho, e foi aí que existiu até 1910 os paços do concelho como a Câmara Municipal, o pelourinho, a cadeia e o tribunal.
O desafio é deambular pelo ‘casco velho’ de Leiria que tem vindo nos últimos anos a rejuvenescer, seja com uma nova dinâmica comercial ou com propostas culturais como festivais ou rotas literárias.
O visitante pode tentar reconstruir os passos do padre Amaro e Amélia, figuras centrais do famoso romance de Eça de Queirós ou deixar-se levar ao acaso por um espaço rico em elementos arquitetônicos da Praça Rodrigues Lobo ao Castelo e outros itinerários possíveis.
O Largo Cândido dos Reis (antigo Terreiro), a Fonte do Freire, a Rua de D. Afonso De Albuquerque e o Largo Paio Guterres (Gato Preto) são apenas algumas sugestões de locais de interesse.
O visitante Não deixe de passar na Rua Direita (Rua Barão de Viamonte), que não faz propriamente jus ao nome, já que de direita tem muito pouco.
O visitante pode também usufruir do percurso Polis acompanhando o rio Lis proporcionando um passeio agradável seja para a prática de exercício físico e para momentos em família.
O Centro Histórico seja de noite ou de dia não pode deixar de visitar com dezenas de histórias para lhe contar e reviver e conhecer a cidade fazendo o percurso Rota Leiria Histórica.
O Passeio pelo Centro Histórico de Leiria leva-o naturalmente ao Jardim Luís de Camões, o início deste percurso onde pode encontrar um Posto de Turismo.
Atravessando o Largo 5 de Outubro entra na Praça Rodrigues Lobo onde é o coração da cidade e o sítio ideal para relaxar sob as arcadas quinhentistas animadas por agradáveis esplanadas e a um dos cantos pode ver a estátua do poeta Rodrigues Lobo (1579-1621) aponta a direção a tomar.
O visitante pode seguir pela rua Miguel Bombarda passando pela Igreja da Misericórdia, construída sobre uma antiga sinagoga e próximo a Rua Barão de Viamonte, antiga Rua Direita marca o eixo deste antigo bairro onde se estabeleceu uma próspera comunidade judaica até ao séc. XV e na Travessa da Tipografia que o escritor Eça de Queirós viveu durante algum tempo e uma lápide assinalam o facto.
O visitante vai ter ao Largo da Sé onde este templo o receberá para descansar antes de iniciar a etapa seguinte.
No Largo repare na fachada da antiga Farmácia Paiva um interessante exemplo de revestimento azulejar do séc. XIX.
À esquerda suba até à Torre Sineira da Sé e daí até à Igreja de São Pedro e uma rua íngreme leva-o ao Castelo cuja varanda é o melhor miradouro da cidade.
Neste percurso, num conceito diferente dos restantes, predomina a história e a cultura de Leiria, passando por alguns dos locais mais emblemáticos da cidade.
Nestas ruas cheias de história e sempre com o Castelo à vista, destaca-se os traços da antiga judiaria e as marcas deixadas pelo arquiteto Ernesto Korrodi podendo usufruir de uma vista fantástica sobre a cidade.