Home > leiria 

Sé de Leiria

Photo 1
Photo 2
Photo 3
Photo 1
Photo 2
Photo 3
Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localiza-se no Largo Cónego Maia, cidade e distrito de Leiria, no Centro de Portugal
 
História da Sé de Leiria
 
A Sé de Leiria foi fundada por D. Frei Brás de Barros no século XVI a pedido de D. João III e a sua construção iniciou-se em 1559 e foi consagrada em 1574. (após a criação da diocese de Leiria, a 22 de maio de 1545).

A pedido de D. João III ao Papa Paulo III, a Diocese de Leiria foi criada a 22 de Maio de 1545 na bula Pro Excellenti.

As dimensões reduzidas dos templos então existentes em Leiria (as igrejas de Nossa Senhora da Pena e São Pedro) tornaram necessária a construção de um novo edifício apropriado às novas exigências.

A Sé foi fundada em meados do século XVI pelo humanista D. Frei Brás de Barros, bispo de Leiria desde a criação da nova diocese.

A Sé começou a ser construída em 1559 com concepção e direção da obra de Afonso Álvares (a traça poderá ser de Miguel de Arruda, sogro de Afonso Álvares).

O arquitecto e engenheiro militar português Afonso Álvares foi o autor do projeto da Sé de Leiria erguida entre 1551-1574 após a sua morte em 1575 sucede-lhe o seu sobrinho Baltazar Álvares.

O templo obedece à tipologia traçada por Miguel de Arruda, sogro de Afonso Álvares para as novas sés edificadas no reinado de D. João III e possivelmente da Sé Catedral de Portalegre começada em 1556.

A direção das obras terá sido assumida sucessivamente por Baltasar Álvares e por Frei João Turriano (outras obras de recuperação e beneficiação viriam a ser realizadas em séculos subsequentes).

No ano de 1574 dá-se a consagração do templo, o Cabido passou da Igreja de São Pedro para a nova Catedral ainda incompleta (na altura não dispunha de sacristia nem de outras dependências).

O terramoto de 1755 provocou sérios danos na fachada principal e foi necessário fazer algumas obras de restauração incluindo a construção de uma nova torre sineira.

No ano de 1772 foi construída uma nova torre sineira em estilo barroco no local inicial (a torre sineira encontra-se afastada da Sé, junto às Portas do Sol ou do Sul).
Características da Sé de Leiria
 
A Sé de Leiria possui uma igreja de estilo barroco e maneirista e tem também alguns traços góticos.

A sua traça é maneirista, com uma planta em cruz latina composta por 3 naves e cabeceira tripartida e um claustro de 3 alas adossado à cabeceira.

A Sé de Leiria é uma edificação sóbria com características maneiristas e estruturalmente tem afinidades com as Catedrais suas contemporâneas (Portalegre e Miranda do Douro).

A Sé de Leiria enquadrada pelo programa do classicismo do renascimento, revela alguns traços da herança gótica a par com elementos característicos de períodos particularmente barrocos.

A Catedral de Leiria tem planta em cruz latina composta por três naves de igual altura (separadas por pilares de secção cruciforme), transepto denunciado e coberturas em abóbadas de nervuras e em estrela.

A sacristia de planta retangular tem cobertura em abóbadas de nervuras e paredes com silhares de azulejo de padrão policromo.

A cabeceira tripartida é formada por dois absidíolos e cabeceira central profunda com coberturas em abóbadas de berço ornadas de caixotões.

A capela-mor data do séc. XVII e é da autoria de Baltasar Álvares e Frei João Turriano e integra um retábulo com pinturas de Simão Rodrigues retratando episódios da vida da de Nossa Senhora e uma imagem de Cristo crucificado ao centro.

O claustro de dois pisos dispõe de três alas, um pátio central que tem ligação com o corpo da igreja a partir dos braços do transepto e da capela-mor.

No transepto encontra-se uma imagem do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora de Fátima do lado direito e uma imagem de São José e da Imaculada Conceição do lado esquerdo de quem se encontra de frente para o altar-mor.

A fachada principal é tripartida por pilares de forte presença e termina num frontão triangular simples sendo rasgada por três portais de volta perfeita encimados por janelões.

A torre sineira encontra-se separada da igreja e apresenta dois vãos de volta perfeita em cada face e tem cobertura em Coruchéu bulboso (o remate piramidal ou cônico de uma torre).
Classificação da Sé de Leiria
 
A Sé de Leiria foi uma importante catedral maneirista e classificada como Monumento Nacional em Novembro de 2014.