Madeira oficialmente a Região Autónoma da Madeira é uma das duas regiões autónomas de Portugal, sendo a outra os Açores.
Madeira é um arquipélago situado no Oceano Atlântico Norte em uma região conhecida como Macaronésia , pouco menos de 400 quilômetros (250 milhas) ao norte das Ilhas Canárias e 520 quilômetros (320 milhas) a oeste do Reino de Marrocos.
Madeira está geologicamente localizada na Placa Tectônica Africana, embora o arquipélago seja cultural, econômica e politicamente europeu.
A capital da Madeira é o Funchal, que se situa na costa sul da ilha principal, o arquipélago inclui as ilhas da Madeira, Porto Santo e Desertas administradas em conjunto com o arquipélago separado das Ilhas Selvagens.
A Madeira foi reivindicada por marinheiros portugueses ao serviço do Infante D. Henrique em 1419, e colonizada após 1420 o arquipélago é considerado a primeira descoberta territorial do período exploratório da era dos descobrimentos.
No ano de 1418, dois capitães a serviço do infante D. Henrique, o Navegador João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira foram desviados por uma tempestade para uma ilha a que deram o nome de Porto Santo (porto sagrado ) em agradecimento pela libertação divina de um naufrágio.
No ano seguinte, uma expedição organizada, sob a capitania de Zarco, Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo deslocou-se à ilha para reivindicá-la em nome da Coroa portuguesa.
Os primeiros colonizadores portugueses começaram a colonizar as ilhas por volta de 1420 ou 1425.
O principal porto do Funchal é o principal porto português movimentado com atracações de navios de cruzeiro, sendo uma escala importante os cruzeiros comerciais/transatlânticos de passageiros entre a Europa e as Caraíbas e Norte da África.
No norte, os vales contêm árvores nativas de crescimento fino (florestas "laurisilva") as florestas da encosta norte da Ilha da Madeira são consideradas Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.
As grandes atrações turísticas são: Jardim Botânico da Madeira, Miradouro de Achadas da Cruz com Teleférico (Porto Moniz), Ponta de São Lourenço e Miradouro Baía d´Abra, Piscinas Naturais do Porto Moniz, Fortaleza de São João Baptista do Pico, Fortaleza de São Tiago do Funchal (Zona Velha do Funchal), Forte de Nossa Senhora do Amparo (Machico), Portão dos Varadouros (Cidade do Funchal), Casas típicas de Santana, Cabo Girão, Praia do Porto Santo, Teleférico Funchal-Monte, Ponte do Caminho Real e Igreja de Nossa Senhora da Luz (Ponta do Sol) e Sé do Funchal com a sua torre de estilo gótico (século XV) e a Estátua de João Gonçalves Zarco.