Farol do Penedo da Saudade

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localiza-se na freguesia de São Pedro de Moel, concelho da Marinha Grande, distrito de Leiria, integrando a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, na região do Centro de Portugal
 
Características do Farol do Penedo da Saudade
 
A Comissão nomeada em 1902 decidiu em definitivo sobre o local de implantação do farol e aceitou o ponto denominado Penedo da Saudade devido às condições mais vantajosas em que se encontrava e dista 25,5 milhas do Cabo Mondego e 30,5 milhas da Berlenga ficando numa posição intermédia entre os dois.

O Farol do Penedo da Saudade trata-se de uma torre quadrangular de cantaria com edifício anexo revestido a azulejos cor castanho avermelhado e farolim vermelho com 32 metros de altura e 55 metros de altitude.

O farol do Penedo da Saudade entrou em funcionamento em 15 de f???evereiro de 1912 com um aparelho óptico de 3ª ordem de grande modelo (500mm de distância focal) de rotação.

No dia 15 de Fevereiro de 1912 é inaugurado o Farol de S. Pedro de Moel que foi baptizado com o nome de Farol do Penedo da Saudade.

O farol com 32 metros de altura era movido a petróleo e a sua fonte luminosa tinha um alcance de 30 milhas.

A fonte luminosa utilizada era a incandescência pelo vapor de petróleo e a rotação da óptica era produzida pela máquina de relojoaria.

A partir de m??arço de 1916 a dezembro de 1919 o farol esteve apagado devido à primeira grande guerra.

A primitiva óptica não se manteria no farol do Penedo da Saudade por muito tempo, visto que foi deslocada para o novo farol do Cabo Mondego em 1921.

O farol esteve apagado para substituição da referida ótica a partir de 3 de março até 27 de j?ulho de 1921

O aparelho lenticular instalado é também de 3ª ordem, grande modelo de rotação dando grupos de dois relâmpagos.

No ano de 1947 foi completada a sua electrificação que lhe valeu um alcance luminoso de 46 milhas e em 1980 foi automatizado

Através de grupos electrogéneos foi eletrificado em 1947 mas vindo a ser ligado à rede elétrica de distribuição pública em 1980 em que foi iniciada também a automatização.

A lâmpada que em 1947 era de 6000 watts foi reduzindo a potência até se fixar nos 1000 watts atuais.

O Farol do Penedo da Saudade de São Pedro de Moel possui uma função costeira e tem um alcance de 30m (55Km).

Ao longo da costa foram construídos percursos pedestres e ciclovias que levam ao encontro das bonitas praias da zona e a ciclovia estende-se até à Praia da Vieira de Leiria a 14 km.