Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário

Photo 1
Photo 2
Photo 1
Photo 2
Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localiza-se no Largo 5 de Outubro, Rua Vieira de Leiria, cidade Marinha Grande, no distrito de Leiria, na província da Estremadura, integrando a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, na região do Centro de Portugal
 
História da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário
 
A Igreja Paroquial matriz da freguesia eclesiástica da Marinha Grande cujo orago é Nossa Senhora do Rosário, foi objecto de várias obras de beneficência ao longo de quatro séculos de vida decorridos desde a fundação e entrada ao culto por 1590 a fazer fé no Couseiro.

As primeiras ampliações efetuadas ao primitivo templo foram em 1757 e a transcrição de um contrato firmado entre os moradores da Marinha e o Bispo de Leiria, D.Pedro de Castilho, o tabelião é bem explícito ao designá-la como uma ermida vocacionada para albergar a pequena comunidade da Marinha nos finais de quinhentos.

A primitiva ermida quinhentista demolida em 1954 de traça nitidamente seiscentista em estilo puramente rural típica das pequenas ermidas construídas em alvenaria grosseira disseminadas um pouco por todo o litoral centro.

As mais importantes obras de restauro e ampliação do templo ocorreram no século XIX, quatro grandes intervenções de fundo ao longo da centúria durante as quais o templo foi completamente intervencionado e remodelado aos níveis da arquitetura, estética e espaço volumétrico com recurso ao derrube total das estruturas anteriores.

No séc. XIV, sendo Bispo de Leiria D. Pedro de Castilho (reinado de Filipe II de Castela), os moradores da Marinha Grande pediram ao seu chefe espiritual que lhes permitisse erguer uma capelinha sob a égide de Nossa Senhora do Rosário, o que lhes foi concedido.

No ano de 1600 passou à categoria de Paróquia a primeira igreja edificada em 1590, foi posteriormente demolida em 1804 para reedificação de uma de maior dimensão que também foi demolida em 1969 por se tornar pequena.

A nova igreja projetada por António Diniz Baroseiro Júnior foi inaugurada a 8 de dezembro de 1971.
O edifício actual da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário
 
A ampliação do edifício deu lugar ao edifício actual uma igreja salão de linhas modernistas construída de raiz e benzida em 8 de Dezembro de 1971.

Uma igreja em que o espaço interior é constituído por um salão único e uniforme e cujas naves têm a mesma altura.

No exterior ligada a capela principal aparece a torre sineira com maior altura com relógios nas paredes com um tecto branco em vértice e encimada por uma cruz latina.