Marinha grande

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
A Marinha Grande é um município do distrito de Leiria, Centro de Portugal, com uma população de 30.000 habitantes
 
A Marinha Grande situa-se no centro do pinhal de Leiria com mais de 700 anos, com 100 quilómetros quadrados, perto de excelentes praias: a Praia da Vieira, Nazaré e São Pedro de Moel.

A floresta do Pinhal de Leiria foi plantada pela primeira vez no século XIII por D. Afonso III ampliada por D. Dinis como barreira contra as areias e como abastecimento de madeira à indústria marítima.

A indústria vidreira da Marinha Grande nasceu em meados do século XVIII, a Real Fábrica de Vidros (Real Fábrica de Vidros) foi adquirida pelo empresário inglês William Stephens que desenvolveu a fábrica e o negócio sob a protecção do Marquês de Pombal.

A antiga casa palaciana de William Stephens alberga agora o Museu do Vidro da Marinha Grande que alberga vidrarias do século XVII ao século XX.

No ano de 1826, a fábrica foi entregue ao estado e se tornou uma das principais produtoras de cristais finos tradicionalmente fabricados no país.

A Marinha Grande é o maior fabricante de vidros em Portugal, sendo também a capital europeia da indústria da moldagem com 250 empresas a operar o que levou a alcunha de “Cidade do Cristal''''''''''''''''''''''''''''''''.

O pinhal é uma floresta aromática e tem caminhos marcados para os caminhantes, possui vários parques de campismo, uma ciclovia da Marinha Grande a São Pedro de Moel no litoral, há passeios pelas vidrarias e pelos museus de vidro.

As grandes atrações da Marinha Grande são: Museu do Vidro, Parque dos Mártires do Colonialismo (Monumento aos Heróis do Ultramar/Mártires do Colonialismo), Museu Joaquim Correia e Estátua Orfeu (Largo 5 de outubro, Marinha Grande), Monumento de Homenagem a Guilherme Stephens, Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário (Largo 5 de Outubro, Marinha Grande), Igreja de Picassinos (Rua da Juventude, Marinha Grande), Igreja de São Pedro de Moel (R. Helena Lopes Vieira, Marinha Grande), Capela Garcia (Marinha Grande), Mercado Municipal da Marinha Grande (R. Ferreira de Castro, Marinha Grande), Busto do poeta Afonso Lopes Vieira (Praça Afonso Lopes Vieira, Marinha Grande), Busto Guilherme Stephens (Praça Guilherme Stephens, Marinha Grande), ?Conjunto Escultórico em Memória de D. Dinis e D. Isabel (Av. da Liberdade, Marinha Grande), Cruzeiro da Independência (Rua Marquês de Pombal, Marinha Grande), Estátua "O Vidraceiro" (rotunda da Amieirinha, junto ao Estádio Municipal de Marinha Grande), Monumentos ao 18 de Janeiro de 1934 (Rotunda do vidreiro, Marinha Grande), Monumentos ao Vidreiro (área industrial de Vieira de Leiria, lembra a indústria vidreira que, durante décadas, empregou centenas de famílias), Memorial aos Náufragos do Salsinha (Praia da Vieira homenagear os 13 homens que perderam a vida no naufrágio do barco “Salsinha”, ocorrido a 15 de novembro de 1907), Agromuseu Municipal Dona Julinha, Casa Museu Afonso Lopes Vieira, Edifício da Resinagem - Núcleo de Arte Contemporânea, Coleção Visitável da Indústria de Moldes, Casa-Museu 18 de Janeiro de 1934, Museu Santos Barosa, Biblioteca Municipal (Junto ao Museu do Vidro), Casa Alpendrada (Largo 5 de outubro, Marinha Grande), Casa Cultura Teatro Stephens (Praça Guilherme Stephens, Marinha Grande) e Galeria Municipal da Marinha Grande (situada no edifício dos Arcos defronte ao Museu do Vidro integra o conjunto patrimonial da Fábrica Escola Irmãos Stephens).

Na Marinha Grande destacam-se a Praia das Pedras Negras, a Praia Velha, a Praia de São Pedro de Moel e a Praia da Vieira.