Home > nazaré 

Forte de São Miguel Arcanjo

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localiza-se na vila, freguesia e concelho da Nazaré, centro de Portugal
 
O Forte da Nazaré ergue-se em posição dominante sobre a praia da Nazaré como tradicional ponto de pesca, santuário e balneário no litoral português, e a sua localização torna esta fortificação espectacular e especial com vistas deslumbrantes e imperdíveis.

Aberto ao público desde 2014 conta com uma das mais enigmáticas vistas sobre a Vila de Nazaré, e é um dos locais favoritos para os que gostam de ver ondas gigantes.

A construção deste monumento de estilo maneirista teve início no reinado de D. Sebastião, em 1577 visando a defesa da enseada dos ataques dos piratas argelinos, marroquinos, holandeses e normandos sobre o litoral atlântico.

No ano de 1644, e devido ao seu posicionamento, o rei D. João IV “o Restaurador” ordenou a sua remodelação e ampliação.

A fortaleza ficou com o nome de S. Miguel Arcanjo que é padroeiro deste lindo miradouro, e em situações de mau tempo o mar lança fortes ondas contra a falésia onde está localizado o Forte, e nesta altura pode assistir a um espectáculo da natureza que é muito impressionante e misterioso tornando este lugar ainda mais mágico.

Na fachada do forte sobre o portal da entrada D. João IV mandou colocar uma imagem em pedra calcária de “São Miguel Arcanjo” com a legenda “ELREY DOM JUAN-1644” data que assinala o ano da sua construção.

No início do século XX os pescadores fizeram sentir ao governo a necessidade de ali se instalar um farolim e uma casa para o faroleiro para apoio da atividade piscatória.

No ano de 1903 foram efectuadas obras de consolidação e restauro para a instalação do farol no Forte, e finalmente a 1 de Dezembro de 1903 começa a funcionar uma luz de porto instalada no Forte de S. Miguel Arcanjo.

As características desta fortificação marítima em estilo maneirista, e apresenta planta irregular orgânica (adaptada ao promontório rochoso sobre o qual assenta), com um baluarte em cada vértice.

As muralhas em aparelho de pedra irregular com cantaria nos vértices apresentam contrafortes, abrigando oito dependências que atendiam às funções de Quartel da Tropa, Casa do Comando, Paiol e Armazéns, e no segundo piso localiza-se a Praça de Armas.

O Forte contém uma uma espécie de museu do surf com fotos de surfistas que se atreveram a enfrentar as ondas grandes, vídeos e pranchas de surf e bodyboard, algumas pranchas em exibição estão autografadas, e as vistas do topo são excelentes.

Na baixa temporada os visitantes podem estacionar perto do forte, e fazer uma boa caminhada descendo a colina do Sítio até o forte, e fantásticas vistas sobre a vila e as praias da Nazaré.