O Parque Biológico de Gaia é uma reserva protegida situada no vale do Rio Febros, nas freguesias de Avintes e Vilar de Andorinho.
O espaço alberga uma enorme quantidade de fauna e flora ao longo dos seus 34 hectares de extensão recriando o seu habitat natural, e variedade de acções lúdico-pedagógicas.
Aproveitando a zona agro-florestal em que se encontra localizado, o seu foco para com a preservação da paisagem da região torna-o como um museu vivo dos traços ambientais que a contínua urbanização do concelho vai perdendo.
Instalado em 1983 pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, o Parque Biológico de Gaia abriu as portas inicialmente com dois hectares.
O Parque levou a cabo um ambicioso programa para melhorar as condições de recepção de visitantes, reabrindo ao público dotado de um Centro de Acolhimento. (1997/1998)
O Parque Biológico de Gaia como primeiro centro permanente de Educação Ambiental do país e consiste numa área agro-florestal deste concelho com 35 hectares onde vivem em estado selvagem centenas de espécies de animais e plantas.
O Parque Biológico de Gaia situado na periferia da cidade de Vila Nova de Gaia, freguesias de Avintes e Vilar de Andorinho, e estende-se pelo vale do rio Febros um afluente da margem esquerda do Douro em cuja proximidade se disseminam velhas casas rurais, moinhos e engenhos de buchas.
Nesta área de cerca de 50 hectares estabeleceu-se um percurso de descoberta da natureza, com cerca de 3 km ao longo do qual a atenção dos visitantes é despertada através da informação exposta para as diversas componentes do Património Natural e Cultural.
O Parque tem um Centro de Recolha e Recuperação de Aves e outros animais com Clínica Veterinária própria que tem restituído muitas aves selvagens à sua vida em liberdade.
O parque possui um percurso pedestre com cerca de 3 Km permitindo assim explorar os vários espaços naturais e viveiros de plantas e animais como o percurso moinhos, casas rurais, explorações agrícolas, eiras e espigueiros, carvalhais, pinhais, lagos, o Rio Febros, viveiros com animais e plantas, vitrinas com informações sobre o meio envolvente e placas de identificação de plantas.
O Parque Biológico de Gaia foi criado em 1983 com um objectivo pedagógico de difundir a temática da educação ambiental junto do público jovem e adulto.
Em 1997 o parque foi ampliado para 35 hectares, não só com o objectivo de alargar as instalações mas principalmente com o objectivo de preservar a integridade paisagística do local.
O Parque possui lugares de estacionamento, área de acampamento, reserva animal, uma área recreativa para crianças, bancos para fazer um piquenique, caminhada pela natureza, existem vários recintos contendo pássaros, recintos para veados, mamíferos e raposas, um riacho, um moinho de água, alguns carvalhos antigos.
A caminhada de três quilômetros ao redor do parque permite observar as lontras brincando na piscina, os pássaros e outros animais em um ambiente natural.