O Parque Natural de São Jorge é uma estrutura de conservação da natureza que abrange as áreas protegidas situadas na ilha de São Jorge como: Fajã da Caldeira de Santo Cristo, Lagoa de Santo Cristo, Ilhéu do Topo, O Parque Florestal das Sete Fontes, Pico do Areeiro, Pico das Caldeirinhas, Pico do Carvão, Pico da Esperança, Parque Florestal da Silveira, Ilhéu do Topo e Costa Adjacente.
A Fajã da Caldeira de Santo Cristo é uma fajã localizada na freguesia da Ribeira Seca, concelho da Calheta, ilha de São Jorge, arquipélago dos Açores, foi classificada como Reserva Natural por causa da existência de amêijoas na sua lagoa pelo Governo Regional dos Açores(1984).
Nesta fajã existe a bela Igreja de Santo Cristo cujo patrono é o Senhor Santo Cristo, foi benzida no dia 10 de Novembro de 1835 e se transformou num local de culto onde vão devotos de toda a ilha.
Neste local pode observar-se diferentes aves, seja de passagem ou residentes: nidificam o cagarro, o garajau-rosado e o garajau-comum, é também considerada um santuário do bodyboard e surf sendo procurada por praticantes da modalidade vindos de todo o mundo.
O ilhéu do Topo é um ilhéu com cerca de 20 ha (200 000 m 2) de área, a curta distância da costa da vila do Topo, no extremo sudeste da ilha de São Jorge, Açores.
O ilhéu está integrado na Zona de Protecção Especial do Ilhéu do Topo e Costa Adjacente, área legalmente protegida devido à sua riqueza em avifauna marinha.
No ilhéu nidificam diversas colónias de aves marinhas: garajau-rosado , garajau-comum, frulho angelito e cagarro, e passou a constituir uma área protegida para a gestão de habitats ou espécies.
O Parque Florestal Sete Fontes é um parque florestal português com cerca de 50 ha localizado na freguesia dos Rosais, na Ponta Nordeste da ilha, no concelho de Velas, ilha de São Jorge, arquipélago dos Açores.
O parque foi sendo sucessivamente ampliado e melhorado com o plantio de várias espécies introduzidas da Macaronésia, ao ponto de receber em 1989 a classificação de Reserva Florestal de Recreio.
Neste lugar encontram-se diversas nascentes e ribeiras, espécies vegetais densas como as criptomérias, as hortênsias, conteira, fuchsias, trepadeiras, azáleas e fetos arbóreos.
O Pico do Areeiro é um acidente geológico que encontra-se localizado próximo do Norte Grande (concelho de Velas) relacionado com o maciço montanhoso central da ilha de São Jorge do qual faz parte situa-se entre a maior elevação da ilha de São Jorge, o Pico da Esperança e o Pico das Brenhas.
O Pico das Caldeirinhas é uma elevação portuguesa de origem vulcânica localizada no interior da ilha açoriana da Terceira, arquipélago dos Açores.
O Pico do Carvão é uma elevação portuguesa de origem vulcânica localizada na ilha de São Miguel, tem o seu ponto mais elevado a 813 metros de altitude acima do nível do mar.
Esta formação geológica encontra-se inserida no Maciço das Sete Cidades e as suas proximidades povoadas por várias lagoas: Lagoa do Carvão, Lagoa do Caldeirão Grande, Lagoa do Peixe, Lagoa das Achadas e Lagoa das Éguas, dois Picos o Boi e o das Éguas.
O Pico da Esperança é uma montanha vulcânica localizada na freguesia do Norte Grande, concelho de Velas, ilha de São Jorge, deve a sua origem a um vulcão localizado na serra que dá forma à cordilheira central da ilha de São Jorge e é a maior montanha desta ilha elevando-se até 1053 metros de altitude.
Esta elevação, que é a mais alta da ilha, permite avistar uma paisagem que se estende por centenas de quilómetros ao seu redor: a ilha do Faial, a ilha do Pico nas vertentes voltadas a sul, e a ilha Terceira e a ilha Graciosa na vertente voltada a norte.
Ao longo da cordilheira central destaca-se o Pico do Montoso e as Grutas do Algar do Montoso.
O Parque Florestal da Silveira é um parque florestal português que se localiza na freguesia da Ribeira Seca, concelho da Calheta.
Este parque encontra-se classificado como Reserva Florestal de Recreio (1989), juntamente com o curso de água, encontram- se azenhas espalhados ao longo das várias linhas de condução de águas.
Neste espaço encontra-se vegetação variada: araucárias, pinheiros, tulipeiros, carvalhos, ciprestes, fetos arbóreos, plátanos, metrosideros e outras plantas de menor porte.