Parques Naturais de Portugal

Photo 1
Photo 2
Photo 3
Photo 4
Photo 5
Photo 6
Photo 7
Photo 8
Photo 9
Photo 10
Photo 1
Photo 2
Photo 3
Photo 4
Photo 5
Photo 6
Photo 7
Photo 8
Photo 9
Photo 10
Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Parque Naturais espalhados pelo país encontram-se em lugares preservados, constituídos por uma grande variedade de espécies de fauna e flora e muitas das áreas estão classificadas como Parques e Reservas Naturais únicas no Mundo
 
A Peneda-Gerês foi o único classificado como Parque Nacional porque está situado no noroeste do território, tem paisagens deslumbrantes entre montanhas e albufeiras onde se criam espécies únicas como o garrano selvagem e o cão de Castro Laboreiro. No Parque de Montesinho preserva-se a vida rural formada por aldeias comunitárias em que as populações partilham tarefas e equipamentos para as suas actividades como a agricultura e a pesca.

No Parque Natural do Alvão, os rios correm entre fragas e penhascos e há cascatas espetaculares como as Fisgas de Ermelo, o rio que faz a fronteira com Espanha tem o nome de Parque do Douro internacional, cujos vales profundos formam desfiladeiros onde nidificam aves de rapina como o Abutre do Egipto e outra área protegida, Albufeira do Azibo que também é ideal para observação de aves e para uns momentos de lazer nas suas praias fluviais. No Parque Natural do Litoral Norte encontra-se uma sucessão de praias e dunas que têm rival na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto procurada pelas aves aquáticas.

No Centro de Portugal encontramos outros parques e o maior é a Serra da Estrela onde fica o ponto mais alto de Portugal Continental. A Serra da Estrela constituída por encostas e lagoas oferece variadas atividades: percursos pedestres, andar de bicicleta, escalada e canoagem. No Tejo internacional nidificam mais de 154 espécies de aves de que se destaca a cegonha preta. Na Serra da Malcata temos o lince ibérico e na Serra do Açor vegetação luxuriante característica destas serranias com aldeias em forma de presépio compostas por casas de xisto e lousa.

Na capital Lisboa à beira do mar mais dois parques naturais de beleza deslumbrante: o Parque Sintra-Cascais formado por praias de areia dourada e vegetação luxuriante, a Arrábida em que a serra com o seu manto verde alterna com as falésias de calcário esbranquiçado e todos os tons de azul do oceano. Na Arriba Fóssil da Costa de Caparica, as escarpas esculpidas pela erosão assumem tonalidades douradas, especialmente ao pôr-do-sol, nos estuários dos rios é a fauna que dá origem às imagens mais espetaculares tanto no Tejo com os flamingos de plumagem rosa, no Sado com os golfinhos e as cegonhas-brancas, mais a sul as Lagoas de Santo André e da Sancha possuem também um conjunto diversificado de ecossistemas.

No Alentejo destaca-se a Serra de São Mamede de altitude e vegetação e a oeste o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina um dos trechos de costa mais bem preservados da Europa.No Parque Natural do Vale do Guadiana o rio corre entre margens apertadas, no Algarve se ramifica em esteiros e canais pela planície dentro no Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, a Ria Formosa estende-se ao longo de 60 kms num labirinto de canais, sapais e ilhas que fazem barreira com o mar e conferem ao leste algarvio uma paisagem de grande beleza.

Na Madeira, o Parque Natural da Madeira (a floresta indígena da Madeira: a Floresta Laurissilva ocupa dois terços da ilha e prolonga-se pelo oceano. Nos Açores onde cada uma das nove ilhas tem um Parque Natural com diversas reservas e áreas protegidas em que as paisagens estão em estado puro.

Os Principais Parques de Portugal são: Parque Natural do Litoral Norte, Parque Nacional da Peneda-Gerês, Boticas Parque - Natureza e Biodiversidade, Parque Biológico de Gaia, Parque Biológico da Serra da Lousã, Parque Natural do Alvão (Mondim de Basto), Parque Natural da Arrábida, Parque Natural do Douro Internacional, Parque Natural de Montesinho, Parque Natural da Ria Formosa, Parque Natural da Serra da Estrela, Parque Natural da Serra de São Mamede, Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Parque Ecológico de Monsanto, Parque Natural Sintra-Cascais, Parque Natural do Tejo Internacional e Parque Natural do Vale do Guadiana.

No Arquipélago da Madeira temos o Parque Natural da Madeira: a Floresta Laurissilva inserido na região biogeográfica da Macaronésia como floresta indígena da Madeira.

No Arquipélago dos Açores os parques naturais são: Parque Natural de Santa Maria, Parque Natural de São Miguel, Parque Natural da Terceira, Parque Natural da Graciosa, Parque Natural de São Jorge, Parque Natural do Pico, Parque Natural do Faial, Parque Natural do Corvo e Parque Natural das Flores.