O nosso website usa cookies para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar, está a consentir a utilização de cookies.
Saiba Mais
Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
A Ilha da Berlenga é um pequeno arquipélago situado na plataforma continental portuguesa a 5,7 milhas do Cabo Carvoeiro, Cidade e concelho de Peniche, Distrito de Leiria, Centro de Portugal
O Arquipélago das Berlengas é formado por um conjunto de pequenas ilhas e recifes costeiros distribuídos por três grupos: Ilha da Berlenga, as Estelas e os Farilhões-Forcadas.
As ilhas de maior dimensão atingem uma altura de cerca de 90 m, mas os restantes ilhéus e rochedos são de pequenas dimensões apenas aflorando a superfície do mar.
O Arquipélago das Berlengas apresenta um património biológico com elevado interesse de conservação que engloba plantas endémicas e habitats protegidos.
A Ilha acolhe a nidificação de várias espécies de aves marinhas ameaçadas como o vulnerável ecossistema marinho que é um dos mais ricos das águas portuguesas e a complexa geomorfologia das ilhas e ilhéus que formam o arquipélago é única,
A importância do Arquipélago das Berlengas como ecossistema insular, o valor biológico da área marinha envolvente, o elevado interesse botânico, o papel da ilha em termos de avifauna marinha, património arqueológico/subaquático contribuíram para que em setembro de 1981 o arquipélago fosse classificado como Reserva Natural.
A Reserva Natural das Berlengas (RNB) inclui toda a área emersa do conjunto de pequenas ilhas e ilhéus como a área marinha adjacente com fundos até uma profundidade máxima de 520 m.
O valor e importância desta área para a conservação de biodiversidade a nível europeu foram posteriormente reconhecidos ao ser classificada como Zona de Proteção Especial para Aves Selvagens e integrada na Rede Natura 2000.
O airo - Uria aalge é uma ave adotada como símbolo da Reserva Natural tem na Ilha da Berlenga o seu único local de nidificação em Portugal.
A Classificação da Ilha da Berlenga
No ano de 2011 a UNESCO atribuiu a classificação de Reserva Mundial da Biosfera ao Arquipélago das Berlengas, a quinta de Portugal.