O nosso website usa cookies para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar, está a consentir a utilização de cookies.
Saiba Mais
Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localizam-se junto à costa próximo ao cabo Carvoeiro, na freguesia da Ajuda, concelho de Peniche, Distrito de Leiria, sub-região do Oeste, Centro de Portugal
A Igreja de Nossa Senhora dos Remédios também é denominada Ermida de Nossa Senhora dos Remédios ou Santuário da Senhora dos Remédios.
A atual estrutura remonta ao século XVII, o culto a Nossa Senhora dos Remédios remonta (século XII) em que uma imagem da Senhora terá sido encontrada em uma caverna sendo nela talhada na rocha a primitiva ermida.
Nesse local ergue-se hoje o atual templo onde destacam-se azulejos evocando alguns episódios da vida de Nossa Senhora, o local atrai grande número de devotos a uma festa religiosa que se realiza anualmente em outubro.
A ermida de Nossa Senhora dos Remédios é um santuário de romaria situado junto à costa implantado num nível mais baixo (edifícios que o circundam) antecedido por um átrio e por um amplo adro murado.
A tradição revela que a primitiva ermida corresponderia a uma capela talhada na rocha que hoje se encontra integrada na nave do lado do Evangelho dedicada ao Senhor Morto.
O muro que delimita o adro apresenta cunhais em cantaria e é aberto por um portal encimado por frontão de aletas flanqueado por duas janelas.
Na outra extremidade, um arco de volta perfeita encimado por frontão semicircular permite o acesso ao átrio que antecede a capela num patamar inferior.
A torre sineira de planta hexagonal e cúpula bolbosa encontra-se adossada num dos ângulos do adro.
Na capela, a única nave coberta por abóbada de berço articula-se com a capela-mor através de um arco de volta perfeita em cantaria.
No lado do Evangelho encontra-se a referida capela do Senhor Morto talhada na rocha e abre-se para a nave por arco de pilastras com capitéis coríntios em mármore.
As paredes da nave são totalmente revestidas por azulejos azuis e brancos que representam episódios da vida da Virgem sobre um rodapé com cartelas com emblemas marianos.
No lado do Evangelho encontramos o Nascimento da Virgem, Apresentação do Templo e o Casamento.
Na parte da Epístola encontramos a Anunciação que foi interrompida pelo púlpito, que é posterior aos azulejos, seguindo-se a Adoração dos Pastores.
A abóbada também com azulejos como a Assunção da Virgem é o tema principal envolto pela figuração das virtudes.
Na capela-mor os azulejos de figura avulsa enquadram o Trânsito de Nossa Senhora.
Na nave assinados por António de Oliveira Bernardes os azulejos constituem um importante testemunho da fortuna que este género de decoração alcançou no nosso país, em particular em
Na cidade de Peniche encontram-se duas igrejas totalmente revestidas por painéis cerâmicos como o de Nossa Senhora da Ajuda e o de Nossa Senhora da Conceição (1720).
A ausência de talha dourada substituída por talha a imitar mármore no retábulo-mor denotando um certo afastamento dos modelos nacionais e refletindo um gosto mais erudito e joanino.
Classificação do Santuário Nossa Senhora dos Remédios
O Santuário da Senhora dos Remédios encontra-se classificado como imóvel de interesse público desde 1996.