Barragem da Régua

Photo 1
Photo 2
Photo 1
Photo 2
Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localiza-se na bacia hidrográfica do Douro, no rio Douro, entre as margens dos concelhos de Lamego e Peso da Régua, distrito de Vila Real, Região Norte, da sub-região do Douro
 
A Barragem de Bagaúste (também conhecida como Barragem da Régua) está localizada no rio Douro entre os concelhos de Lamego e Peso da Régua, a 4 km da cidade da Régua e foi inaugurada em 1973 permite a navegação fluvial através da usina hidroelétrica que é gerado energia elétrica.

A Eclusa de Bagaúste de Barragem da Régua fica situada a 4km da cidade da Régua, ao km 105 da via navegável do Douro (distância até à foz) e junto à EN-222 estrada que liga a Régua e o Pinhão.
História da Barragem da Régua
 
Uma placa rio acima no cachão da Valeira conta sobre o naufrágio da Senhora Ferreirinha - D. Antónia Adelaide Ferreira assistiu à morte do seu amigo o Barão de Forrester.

A sua verdadeira vocação de empresária evitou um casamento forçado de sua filha tornando-se a maior exportadora de vinho do Porto comprando várias quintas e ficando milionária sem perder a bondade com que tratava as famílias dos trabalhadores das suas terras e adegas.
Características da Barragem da Régua
 
A Barragem de Bagaúste é uma obra de engenharia civil e que requer uma pequena paragem para permitir a passagem de barcos neste desnível da água.

A Barragem da Régua possui uma altura de 41 m acima da fundação e um comprimento de 350 m, um desnível de cerca de 27m e passam pela sua Eclusa os cruzeiros que navegam no rio Douro entre a cidade do Porto, a Vila de Pinhão e também os que vão até Barca de Alva e o processo de passagem pela eclusa demora até 30 minutos.

A barragem inclui na margem esquerda do Douro, uma eclusa para navegação, com cerca de 90 metros de comprimento por pouco mais de 12 de largura, vencendo um desnível de pouco mais de 28 metros com 350 metros de comprimento total por 41 de altura, é uma central hidrelétrica capaz de produzir 738 GWh em média por ano.

A barragem funciona como nivelamento do rio para que ele seja navegável e o desnível que vence é de cerca de 28m (quando o nível da água está no máximo) incorporada na barragem existe eclusa os barcos entram e sobem ou descem para o nível desejado podendo seguir viagem e demora cerca de 20 minutos.

A barragem tem um desnível de cerca de 27m, e passam pela sua eclusa os Cruzeiros que navegam entre a cidade da Régua e a vila do Pinhão.

A barragem fica junto à EN222, estrada que liga a Régua e o Pinhão junto à qual tem um parque de estacionamento o visitante pode estacionar e observar os Cruzeiros que passam a eclusa, processo que demora até 30min e que reúne com frequência muitas pessoas para observar a passagem dos barcos.

A central hidroeléctrica é constituída por três grupos Kaplan com uma potência total instalada de 156 (180) MW e a energia produzida em média por ano é de 738 (581,1) GWh.

A barragem no lado esquerdo uma eclusa do canal de navegação do Douro com um comprimento de cerca de 90 m e uma largura de 12,1 m que vence um desnível máximo de 28,5 m.

A Barragem da Régua fica na beira da rodovia e é sem dúvida uma parada obrigatória com um visual lindo da grande represa.

A Barragem da Régua, também chamada de Barragem de Bagaúste, inaugurada em 1973, está no Rio Douro, entre as margens do Peso da Régua e o concelho de Lamego.

A sua utilização é para a produção de energia elétrica e para a navegação havendo uma eclusa no lado esquerdo no sentido da descida do rio com um comprimento de 90 metros e uma largura de 12 metros vence um desnível de 28,5 metros.