O nosso website usa cookies para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar, está a consentir a utilização de cookies.
Saiba Mais
Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localiza-se no cimo do Monte de São Silvestre, Vila de Mesão Frio, distrito de Vila Real, Região Norte, sub-região do Douro
O miradouro permite vislumbrar uma grande extensão de paisagem possibilitando observar os vinhedos, o Rio Douro, o valioso património arquitectónico do qual ressaltam majestosos edifícios da vila de Mesão Frio.
No Miradouro de São Silvestre consegue-se observar o rio Douro que descreve uma curva em "L" em frente à Rede.
O visitante partindo de Mesão Frio chega ao miradouro que fica a cerca de 4 quilómetros, segue pela EM518-1 em direção a Portela, à direita seguindo a indicação e subindo chega ao Miradouro.
O Miradouro de São Silvestre com uma altitude de 530 metros possui uma grande extensão paisagística sendo possível observar a paisagem vitivinícola do Douro e um grande troço de rio e a vista de Mesão Frio.
A paisagem é dominada por vinhas, oliveiras, densos pinheiros, eucaliptos perfumados e giestas amarelas
No que diz respeito à fauna existem na área do miradouro coelhos, martas, gatos-bravos e mesmo raposas.
Neste local ancestral o visitante ainda pode ver a Capela de São Silvestre, o Baloiço de São Silvestre (inaugurado a 29 de julho de 2020) e o nascer do sol representa uma experiência única e no verão é mais uma oportunidade para rumar a norte.
O incrível baloiço fica a 530 metros de altitude com uma vista panorâmica sobre a vila de Mesão Frio, os vinhedos, o rio Douro e ladeado pelas serras do Marão, das Meadas e de Montemuro.
No meio desta paisagem pequenas povoações com pequenas casas pintadas de branco e os seus telhados marcam a natureza no seu estado mais puro onde a vinha predomina nas serras.
O visitante pode observar o voo de uma rapina e descobrir e ouvir no meio dos bosques um coelho, um gato-bravo ou uma raposa, mas também pode ver os moinhos tradicionais ou o castro de Cidadelhe.
O Miradouro de São Silvestre do Cimo do Douro possui uma calçada em pedra ladeado por um terraço feito em pedra e possui uma das vistas mais deslumbrantes sobre o rio Douro a 360 graus e diversas quintas possuindo campos cultivados com vinhas.
A região é rica em microclimas como consequência da sua acidentada orografia produzindo vinhos de qualidade como brancos, tintos e rosados, espumantes, licorosos e aguardentes de vinho com especificidades próprias.
Na globalidade do volume de vinho produzido na Região Demarcada do Douro cerca de 50% é destinada à produção de "Vinho do Porto" e o restante é destinado à produção de vinhos de grande qualidade que utilizam a denominação de origem controlada "Douro" ou "Vinho do Douro".