O nosso website usa cookies para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar, está a consentir a utilização de cookies.
Saiba Mais
Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localiza-se no Centro Cultural de Pombal, Praça Marquês de Pombal, cidade e concelho de Pombal, Distrito de Leiria, na província da Beira Litoral, na região do Centro de Portugal
O Museu de Arte Popular Portuguesa encontra-se instalado num edifício pombalino, classificado como Imóvel de Interesse Público outrora um Celeiro mandado construir em 1776 pelo Marquês de Pombal para armazenar os cereais que vinham da sua quinta a Quinta da Gramela.
O edifício foi remodelado pela Câmara Municipal de Pombal num projeto do Arquiteto Reis de Figueiredo tendo as salas do rés do chão sido recuperadas e adaptadas ao projeto museológico do Museu de Arte Popular dedicado ao artesanato.
O Museu de Arte Popular Portuguesa situa-se no piso térreo do Centro Cultural de Pombal na zona histórica da cidade e contém em exposição um espólio de cerca de 2000 peças de artesanato de todas as regiões do país.
As obras-primas de todas as regiões do país reúnem- se para celebrar a arte popular portuguesa e as tradições do país e apresenta peças que trazem consigo uma história.
O espaço museológico é o resultado de um trabalho de procura e seleção permanentes de Nelson Lobo Rocha, técnico aposentado da Fundação Calouste Gulbenkian ao longo de mais de vinte e cinco anos de convívio com os próprios artesãos.
A colecção doada à Câmara Municipal de Pombal supera pela sua diversidade, qualidade e quantidade.
Um grande número de peças e a sua enorme diversidade de figuras e motivos é de inegável riqueza facilitando a dispersão do olhar e do sentir.
Um museu localizado no Centro Cultural de Pombal (Centro Cultural de Pombal) com dois mil objetos de artesanato de todo o país que mostram as artes populares portuguesas.
Um museu geográfico composto por um conjunto de objetos que caracterizam uma determinada região contribuindo para o aumento da consciência da herança cultural transmitindo uma cultura em evolução e o conhecimento de outras culturas.
Neste Museu cada objeto revela uma história, sentimentos, um meio físico, uma cultura própria, uma época, uma pessoa, o espaço vestido de cultura popular, de fantasia e cor convida a uma visita atenta.