O nosso website usa cookies para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar, está a consentir a utilização de cookies.
Saiba Mais
Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localiza-se junto do rio Lima e no início para a Ponte Antiga, na freguesia de Arcozelo, Vila de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo, Norte de Portugal
História da Igreja de Santo António da Torre Velha
O primitivo templo remonta a uma antiga ermida documentada desde o século XVIII sob a invocação de Nossa Senhora da Esperança e posteriormente de Nossa Senhora do Carmo.
A sua atual feição resulta de uma reformulação promovida no início do século XIX quando foi aumentada a sua volumetria.
A igreja e a torre da primitiva cerca medieval coabitaram até meados do século XIX em que esta última foi demolida, surgindo a designação de "Igreja de Santo António da Torre Velha".
A Igreja de Santo António é uma construção sobre uma antiga ermida que foi ampliada no século XIX e tomou a designação pela qual hoje é conhecida.
Características da Igreja de Santo António da Torre Velha
A Igreja de planta longitudinal composta por nave, capela-mor e sacristia rectangulares anexa ao segundo volume e seguido da torre sineira quadrangular.
Os Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhado de duas águas na nave, capela-mor e sacristia e de uma água no corpo de acesso à sacristia rematadas em beirada simples.
O visitante pode avistá-la ao atravessar a Ponte Romana de Ponte de Lima e à noite pode vê-la iluminada por luzes que se podem ver do centro histórico da Vila.
A Igreja de Santo António da Torre Velha possui um frontão curvo interrompido e pináculos de remate das pilastras laterais sendo a restante fachada revestida a azulejos e no interior apresenta nave, capela-mor e sacristia.
As fachadas pintadas de branco e o corpo adossado na fachada lateral esquerda que é em granito aparente percorridas por soco de cantaria com os cunhais apilastrados coroados por pináculos sobre plintos paralelepipédicos rematadas em friso e cornija.
A fachada principal em frontão contracurvado é coroada por cruz latina revestida de azulejos azuis e brancos e rasgada por um portal em verga reta e encimada por uma moldura, um óculo recortado e duas pequenas janelas retangulares gradeadas.
As fachadas laterais possuem três panos, definidos por pilastras, abrindo-se na nave janelão rectangular de topos curvos, na capela-mor duas janelas com moldura de topo curvo e com pingentes, e na sacristia janela de verga curva e janela retangular jacente encimada por janela de sacada, de perfil curvo, moldura e com guarda em ferro, na lateral direita.
Na fachada posterior, destaca-se a torre sineira, de três registos, definidos por friso e cornija, rematando em platibanda vazada de cantaria com fogaréus sobre plintos paralelepipédicos nos cunhais com cobertura em cúpula bolbosa facetada coroada por cruz em ferro; nos ângulos sob o remate, existem gárgulas de canhão.
Na parte traseira destaca-se a torre sineira quadrada com quatro sinos com remate de uma cúpula bolbosa e coroada por uma cruz em ferro e presença de gárgulas em cada ângulo.
No primeiro registo abre-se janela de moldura curva e com falsos brincos retos, no segundo óculo circular com moldura quadrangular contendo motivos vegetalistas lateralmente tendo relógio circular de cantaria, no terceiro registo abre-se em cada uma das faces ventana em arco de volta perfeita com chave relevada contendo sino.
Interior de paredes rebocadas e pintadas de branco, com pavimento cerâmico e cobertura em falsa abóbada de berço abatido, de estuque, sobre friso e cornija.
A nave possui guarda-vento de madeira e azulejos azuis e brancos de padrão vegetalista e dois retábulos laterais de talha pintada de bege e marmoreados fingidos e dourados.
O arco triunfal de arco perfeito está sobreposto de uma sanefa igualmente em talha pintada de bege e dourado.
A capela-mor possui silhar de azulejos policromos e na cobertura várias cartelas pintadas e no eixo central possui nicho contendo tela pintada com Santo António e o Menino encimado pela Pomba do Espírito Santo.