O nosso website usa cookies para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar, está a consentir a utilização de cookies.
Saiba Mais
Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localizam-se Outeiro de Santo António, na Avenida da Liberdade, Vila de Porto de Mós, Distrito de Leiria, Centro de Portugal
A Ermida de Santo António bem visível no centro de Porto de Mós devido a um pequeno outeiro ali existente onde se localiza uma pequena Ermida e a sua construção no século XVII deveu-se às esmolas dos fiéis do Santo António.
No exterior da Ermida destaca-se uma zona com relva, piso em pedra calcária, muros pintados de branco, numa pedra eleva-se a imagem de Santo Antônio com o menino ao colo em pedra de mármore, a longa escadaria que dá acesso ao interior, vegetação arbustiva, árvores de pequeno porte como oliveiras rodeiam o templo e candeeiros que iluminam o lugar.
A Ermida possui planta retangular formada por nave única e capela-mor coroada por uma cúpula e a sacristia.
A fachada principal em empena triangular é rematada à direita por uma pequena sineira com um pequeno sino.
A fachada é composta pelo portal principal, é ladeada por duas janelas com rasgos em moldura reta e é encimado por uma janela redonda que é pouco visível por causa da antecipação da entrada principal por uma cobertura assente em duas colunas em granito.
A Ermida de Santo António é um pequeno templo do século XVII com nave e capela-mor coroadas por cúpula.
No interior destaca-se o conjunto de azulejos amarelos e azuis do século XVII ao longo de toda a igreja e no altar.
Na sacristia destaca-se a imagem de Santo Antônio, um altar, duas velas, os bancos para os fiéis, o ambão onde se proclama a leitura da palavra do Evangelho, o chão em mármore com pedra branca.
No alto existe uma calçada em pedra que reveste o chão e ao redor avista-se as casas, os campos e os vales inundados de vegetação na Vila de Porto de Mós.