O nosso website usa cookies para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar, está a consentir a utilização de cookies.
Saiba Mais
Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localizam-se na freguesia de Alqueidão da Serra, Vila de Porto de Mós, Distrito de Leiria, Centro de Portugal.
O monumento dedicado ao período jurássico, situa-se a 500 metros de altitude num local onde a paisagem é deslumbrante, indo desde os castelos de Leiria e Porto de Mós até ao Mosteiro da Batalha, permitindo que se aviste o mar.
O miradouro é composto por 15 blocos de calcário que representam as principais épocas do período jurássico.
No local faz-se também alusão à época de formação das rochas dominantes das Serras de Aire e Candeeiros.
O mirante reúne ainda dois grandes elementos de basalto envolvidos pelo maciço calcário sedimentar.
O monumento é um elogio à época que tantos recursos naturais trouxe ao concelho desde rochas, rios, grutas, flora e fauna que lhe permitem ter atividades industriais e turísticas.
O Miradouro Jurássico foi erguido nos dias 27 e 28 de Junho de 1995 é formado por 15 grandes blocos de calcário simbolizando as principais épocas do período jurássico durante o qual se formaram as rochas predominantes das Serras de Aire e Candeeiros.
O Miradouro Jurássico é formado por sete rochas formando uma porta para o passado e as restantes oito estão dispostas em semicírculo convergindo para o centro do mesmo.
O Miradouro Jurássico simbolicamente é uma evocação a este período pré-histórico que deu a esta região inesgotáveis fontes naturais que contribuíram para o desenvolvimento económico da população através da exploração de pedra de calçada para o mercado interno e externo e para as ruas e autoestradas.
Na construção desta obra simples mas cheia de significado contribuíram a Arquiteta Ester Vieira, Francisco Furriel, Manuel Gomes António, Junta de Freguesia, Câmara Municipal de Porto de Mós, e vários trabalhadores de pedreiras e construtores civis deste lugar de Alqueidão da Serra.
A cerca de 500 metros de altitude com ares puríssimos e cheiro de rosmaninho e alecrim do miradouro do Alqueidão da Serra pode desfrutar-se de uma paisagem deslumbrante, nos dias de céu limpo pode se ver o mar a espelhar, a 70 quilômetros de distância, para além dos castelos de Porto de Mós, Leiria, Mosteiro da Batalha e muitos lugares limítrofes.