O nosso website usa cookies para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar, está a consentir a utilização de cookies.
Saiba Mais
Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localizam-se na Vila de Porto de Mós, província da Estremadura, integrando a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, Distrito de Leiria, Centro de Portugal
A Praça da República é atualmente constituída por uma tradicional calçada à portuguesa com catorze Brasões das diferentes freguesias do Concelho e da Vila feitos em pedra de calçada pelas mãos dos calceteiros locais ilustrando a capacidade decorativa deste tipo de arte levada além fronteiras.
Ao longo dos tempos a Praça foi palco central do quotidiano dos locais recebendo os mercados semanais e constituindo-se como um ponto de passagem obrigatório em seu torno foram crescendo os principais edifícios da vida civil local como o edifício dos Paços do Concelho, antigo Tribunal Judicial e Casa de Repartições Públicas.
Na Praça da República num canteiro está inserido o monumento das Mós feito em pedra e aço que simboliza os moinhos de água existentes em Vila de Porto de Mós e arredores.
Atualmente a grande quantidade de moinhos existentes na região transformou-se em elementos simbólicos que caracterizam a região e a formação de Porto de Mós.
A Vila de Porto de Mós possui cerca de vinte e seis mil habitantes e é considerada como pertencente ao Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiro.
A Praça da República caracteriza-se por um amplo espaço e à volta está o monumento da Câmara Municipal, edifícios históricos, praça pedonal com muita história, canteiros com flores coloridas e alguns bancos de jardim de cor vermelha.
A Câmara Municipal está integrada num edifício dos finais do século XIX, uma planta retangular de um só piso térreo constituído por três panos, dois laterais e um central.
O edifício no exterior é constituído por uma porta principal encimada por um brasão com uma escadaria com cinco janelas do lado direito e do lado esquerdo outras cinco.
No andar superior um grande varanda de pedra formado por pináculos com vasos decoram todo o espaço e pode ver-se os telhados das casas, os vales circundantes cheios de vegetação e de árvores.
Na Praça da República em dias festivos organiza-se espetáculos de música como ranchos típicos da região, música, uma casa cor de rosa rodeada de árvores frondosas como uma palmeira e um pinheiro e no alto avista-se o Castelo de Porto de Mós com os seus telhados verdes de traça palaciana.