Museu Ibérico da Máscara e do Traje

Photo 1
Photo 2
Photo 1
Photo 2
Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localiza-se na Rua Dom Fernão, Cidade e concelho de Bragança, na Região Norte e sub-região de Terras de Trás-os-Montes, no Nordeste de Portugal, Nordeste Transmontano
 
O Museu Ibérico da Máscara e do Traje situado na rua principal da Cidadela inaugurado a 24 de Fevereiro de 2007 é um espaço de divulgação das tradições relacionadas com as Máscaras do Nordeste Transmontano e da região de Zamora (parceria entre o Município de Bragança e a Diputación de Zamora).

O Museu é constituído por 3 pisos que permitem ao visitante contactar, em qualquer altura do ano com uma multiplicidade de festas, personagens e rituais onde a máscara assume o papel primordial da festividade.

Para além do contacto com as personagens recriadas pelos 47 caretos expostos, o museu permite ao som da música tradicional levar o visitante a vivenciar por fotografias e objetos expostos as festividades representadas nas diferentes localidades durante o período do inverno.

O seu objetivo primordial consiste na dinamização cultural de uma região do interior peninsular e evidenciar um elemento cultural único “as máscaras” presente nas conhecidas “Festas de Inverno” que servem de ponto de partida para todo um conjunto de atividades de cariz etnográficas direcionadas não só para as regiões envolvidas no projeto mas principalmente para as que não lhe são diretamente ligadas.

As Festas de Inverno são manifestações culturais transmitidas ao longo dos tempos de forma oral convertendo-se em costumes, tradições e estilos de vida específicos desta região transfronteiriça.

Os rituais milenares passados de geração em geração constituem um importante e forte traço diferenciador de uma identidade própria representando um valioso património cultural que se circunscreve em âmbitos territoriais supranacionais.

Neste museu os visitantes podem ver máscaras, trajes, adereços e objetos usados nas “Festas de Inverno” em Trás-os-Montes e Alto Douro e nas “Las Mascaradas de Invierno” da região de Zamora.

O Museu Ibérico da Máscara e do Traje nasceu num contexto de aposta na temática da máscara como elemento identificador de uma região que ainda mantém as suas características e as suas tradições.

Neste espaço as exposições tratam de temas como as Festas de Inverno de Bragança, A Festa do Menino Jesus de Vila Chã de Braciosa, A Festa das Morcelas ou da Mocidade em Constantim, Festa do Chocalheiro ou do Velho de Vale de Porco, A Festa dos Rapazes de Aveleda, A Festa dos Rapazes de Verga, A Festa dos Reis de Baçal, As Festas de Inverno de Parada de Infanções, A Festa de Santo Estêvão de Rebordãos, O Chocalheiro de Bemposta, A Festa do Menino de Tó, A Festa dos Reis de Rio de Onor, A Festa dos Velhos de Bruçó, Festas de Inverno da Província de Zamora e Festas de Carnaval., Mascaradas de Vera~o e Ritos Preparatórios de Inverno.

O Serviço Educativo do Museu Ibérico da Máscara e do Traje realiza visitas e actividades específicas para grupos escolares dos diversos graus de ensino.