O relevo da região é formado por altas montanhas cortadas por vales profundos e o clima é temperado continental sendo mais frio nas zonas montanhosas e mais ameno ao longo do Rio Douro.
Trás-os-Montes e Alto Douro é uma das províncias históricas de Portugal com maior número de emigrantes, o seu isolamento secular permitiu porém a sobrevivência de tradições culturais que marcam a identidade portuguesa.
Actualmente, o território da antiga província encontra-se repartido pelas sub-regiões estatísticas do Alto Trás-os-Montes (totalidade), Douro (a maior parte, exceptuados os concelhos de Moimenta da Beira, Penedono, Sernancelhe e Tarouca) e ainda parte do Tâmega (concelhos de Mondim de Basto e Ribeira de Pena).
O Alto Douro, uma das duas regiões naturais que constituem a província transmontana, é considerado Património da Humanidade, a Serra do Marão, divisão entre Trás-os-Montes e o litoral.
A melhor forma de conhecer a área é através de um passeio de barco pelo rio Douro proporcionando vistas fantásticas das montanhas, pelo caminho o visitante vê aves de rapina como a águia-real, falcão peregrino, o Miradouro de São João das Arribas na Aldeia Nova de onde se tem uma das vistas mais bela sobre o concelho.
A Cidade de Miranda do Douro é uma bonita cidade no norte de Portugal, pertencente ao distrito de Bragança tem um belo centro histórico, um magnífico castelo e paisagens deslumbrantes, fala-se além do Português o Mirandês, uma variante local da língua do antigo Reino de Leão, na gastronomia o prato mais conhecido é a posta mirandesa.
A Miranda do Douro tem um centro histórico bem preservado, a Praça D. João III onde se encontram duas estátuas que representam um casal mirandês, as tradições mais populares são: o careto, um passeio de burro, aprenda a falar mirandês,os pauliteiros, as vindimas e as obras de Miguel Torga, Guerra Junqueiro, Trindade Coelho e Camilo Castelo Branco caracterizam bem a terra transmontana.
A região transmontana destaca-se por ter área de vinhas, castanheiros, amendoeiras, frutos de casca rija, frutos secos, batata, cogumelos, macieira e maior área de olivais e cerejeiras.
As principais atrações turísticas são: Parque Natural de Montesinho, Lagos do Sabor nasceram com a construção da Barragem do Rio Sabor, Santo Antão da Barca e a Capela de Santo Antão, Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, Miradouro de São João das Arribas, Trilho de Vale do Lobo em Mirandela, Percurso Pedestre e Cascata da Faia d’Água Alta, Parque Natural Regional do Vale do Tua, Sé Catedral de Miranda do Douro, Castelo de Miranda do Douro, Museu Ibérico da Máscara e do Traje e Museu da Terra de Miranda.