Rota da Garganta de Loriga

Photo 1
Photo 2
Photo 3
Photo 4
Photo 5
Photo 6
Photo 1
Photo 2
Photo 3
Photo 4
Photo 5
Photo 6
Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
A Rota da Garganta de Loriga faz a ligação entre o planalto superior da Serra da Estrela e a vila de Loriga
 
Rota da Garganta de Loriga;
Distância: 9 km;
Circular: não;
Tipo de Percurso: Linear;
Dificuldade Técnica: Alta;
Local de Partida/Chegada: Salgadeiras e Loriga (Largo da Carreira).
Os locais mais emblemáticos deste trilho figuram o Vale Glaciar de Loriga, os Covões do Boleiro, do Meio, da Nave e da Areia, a barragem do Covão de Meio e a Eira da Pedra.

Apesar do trilho ser relativamente curto é muito exigente e no Inverno pode estar coberto de neve e deve evitar este trilho entre Novembro e Abril.

O percurso pode começar e terminar nas Lagoas das Salgadeiras é uma das mais visitadas da região devido à proximidade da rodovia de fácil acesso pedonal e pela paisagem que a rodeia.

O percurso passa hoje por locais onde os pastores da Serra da Estrela passam durante as suas jornadas de trabalho e a paisagem compensa e a exigência do percurso apesar de se realizar de forma descendente.

No trajeto, salienta-se uma sucessão de quatro depressões designadas por Covão Boieiro, Covão do Meio, Covão da Nave e Covão da Areia que albergam um conjunto de espécies de fauna e flora raras e exclusivas dos ambientes de montanha.

Os Caminhos de Montanha são uma rede de percursos pedestres de pequena rota que, pela abrangência e diversidade de locais percorridos representam uma das formas mais enriquecedoras de conhecer a região do Parque Natural da Serra da Estrela.

A rota da Garganta de Loriga passa por locais ainda hoje usados pelos pastores na lida dos seus rebanhos.

A rota da Garganta de Loriga tendo como ponto de partida o ponto mais alto de Portugal Continental situado a 1993 metros de altitude vamos descer a famosa Garganta de Loriga.

O trilho um dos mais impressionantes da serra é usado pelos pastores para conduzir os rebanhos de ovelhas e cabras, e atravessa o imponente vale glaciar formado por lagoas e covões.

A caminhada é exigente mas a paisagem compensa o esforço com momentos de total absorção com a natureza.

A rota da Garganta de Loriga faz a ligação entre o planalto superior da serra da Estrela e a vila de Loriga.

O percurso compreende uma paisagem marcada por vestígios glaciários característicos do último período frio que se abateu sobre esta área.

No trajeto, salienta-se uma sucessão de quatro depressões designadas por covões Boieiro, do Meio, da Nave e da Areia, que albergam um conjunto de espécies de fauna e flora raras e exclusivas dos ambientes de montanha.

A Rota da Garganta de Loriga é uma trilha de 16,1 quilômetros com pouco tráfego de ida e volta localizada perto de Loriga, Região Centro, que possui um lago e é classificada como difícil.

A trilha é usada principalmente para caminhadas e passeios na natureza e é acessível durante todo o ano.