O nosso website usa cookies para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar, está a consentir a utilização de cookies.
Saiba Mais
Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
A Rota da Levada é um trilho da Serra da Lousã, no Centro de Portugal
Rota da Levada - Lousã;
Distância: 7 km;
Circular: não;
Dificuldade Técnica:Difícil;
Local de Partida/Chegada: Castelo da Lousã/Aldeia da Cerdeira.
A Rota da Levada acompanha uma idílica levada ainda em funcionamento (que transporta a água da serra para a Central Elétrica) e atravessa densos bosques coloridos de verde e por duas Aldeias do Xisto da Serra da Lousã: a Cerdeira e o Candal.
O Trilho da Levada da Serra da Lousã conhecido como PR3 LSA é um percurso pedestre lindíssimo que une a aldeia de Cerdeira ao Castelo de Arouce com passagem por Candal.
O percurso pode iniciar-se no Castelo da Lousã na Aldeia do Xisto da Cerdeira e durante este percurso passa-se pela Ribeira de S. João que alimenta as piscinas naturais da Sra. Piedade.
No percurso é possível visitar a Aldeia do Xisto do Candal junto à estrada que faz a ligação entre a vila da Lousã e Castanheira de Pera.
Na aldeia do Candal encontra marcas de sinalização do percurso que indicam o caminho até à Aldeia da Cerdeira onde termina o percurso.
No caminho poder visitar a Cascata do Candal, Ribeira de São João (históricos moinhos de água), as piscinas naturais da Senhora da Piedade, baloiços de Portugal e cruzar-se com moradores das florestas da Serra da Lousã como raposas, veados, corços e javalis.
Nesta zona abundam os carvalhos e castanheiros e no outono vai encontrar uma paleta de cores com inúmeros tons de amarelo, laranja e vermelho.
Na Serra da Lousã podemos encontrar uma diversificada flora e fauna e os castanheiros centenários estão presentes por quase todo o percurso.
Junto às aldeias encontramos carvalhos, sobreiros e pinheiro bravo e as linhas de água que em tempos era aproveitada para regar as hortas cultivadas pelos habitantes serranos têm vindo a ser preservadas e hoje servem para matar a sede dos animais selvagens.
As linhas de água algumas centenárias acabam por dar vida e movimento às deslumbrantes paisagens envolventes e os veados, corços e javalis são também muito frequentes.
No final da levada o caminho original prossegue até ao Castelo da Lousã por mais 1.500 metros e a adjacente Praia Fluvial de Nossa Senhora da Piedade.
O visitante deve começar o trilho da Rota da Levada na Cerdeira ao invés de no Castelo da Lousã porque é quase sempre a descer e torna-se mais fácil.
O percurso é linear e se existir dois carros o ideal é deixar um carro na Cerdeira e outro no Castelo da Lousã para poder regressar no final do percurso, senão tem de fazer 14 km e os 7 km do regresso são sempre a subir.