O nosso website usa cookies para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar, está a consentir a utilização de cookies.
Saiba Mais
Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Trilho da Serra do Risco que passa pela crista da Serra do Risco que atravessa um dos locais extraordinários do Parque Natural da Arrábida, as Marmitas do Gigante, Portugal
Trilho da Serra do Risco (Arrábida);
Distância: 11 km;
Circular: sim;
Dificuldade Técnica:Difícil;
Local de Partida/Chegada: Serra de Risco .
O Parque Natural da Arrábida é uma reserva biogenética situada na península de Setúbal, abrangendo os municípios de Palmela, Setúbal e Sesimbra, com a altitude mais elevada no Pico do Formosinho com 501 metros de altitude, no distrito de Setúbal, em Portugal.
O Parque estende-se por 35 quilômetros incluindo diversas montanhas como a Serra do Louro, Serra do Risco, Serra de São Luís, Serra dos Gaiteiros, Serra Longa, Serra de São Francisco e a própria Serra da Arrábida.
A combinação das águas de tons azuis com o verde da vegetação da serra dá o colorido perfeito para uma evasão na natureza onde são inúmeros os trilhos e percursos pedestres que se podem percorrer neste santuário natural e o difícil mesmo é escolher.
A Praia do Portinho da Arrábida situada no Parque Natural da Serra da Arrábida com as areias brancas e finas e os variados tons de azul das águas límpidas contrastam com a vegetação da Serra formando um belíssimo cenário que convida ao repouso.
Nesta baía tranquila é possível praticar mergulho para observar a diversidade marinha, estando no entanto interdita a caça submarina pois o fundo do mar é também considerado reserva natural.
Um dos melhores trilhos e percursos pedestres é o Trilho da Serra do Risco que passa pela crista da Serra do Risco que atravessa um dos locais extraordinários do Parque Natural da Arrábida: as Marmitas do Gigante.
A Serra do Risco e as Marmitas de Gigante encontram-se situadas no Parque Natural da Arrábida num local também conhecido por Terras do Risco dentro da Herdade da Casa do Calhariz.
A arriba da Serra do Risco constitui o ponto mais alto da costa continental portuguesa 380 metros no Píncaro quase a pique até ao mar sendo a escarpa litoral calcária mais elevada da Europa.
As vistas para o mar que se obtém do Píncaro da Serra do Risco a cerca de 382 metros de altura são simplesmente brutais e figuram no topo das melhores da Arrábida (topo da arriba mais alta da Europa continental).
Caminhe ao longo do trilho em direção ao mar e ao longo da subida, irá ver um cenário de cortar a respiração.
As Marmitas de Gigante tratam-se de fenómenos erosivos sobre as rochas e sempre que a água corre abundante e com força em declive transporta diversos sedimentos. A água, numa tentativa de encontrar o seu melhor curso, vai batendo forte muitas vezes gerando um turbilhão.
Os sedimentos vão batendo nas rochas, acabando por formar sulcos e cavidades que ao longo de milhares de anos podem atingir grande profundidade e se formam as Marmitas.
No meio da vegetação surgiu uma enorme clareira com as suas marmitas em forma de cascata e a maior deverá ter uns bons 6 metros de profundidade por uns outros 8 a 12 metros de diâmetro o que é simplesmente magnífico.
O Trilho da Serra do Risco não está bem sinalizado e atravessa zonas com mato denso e recomendamos que leve consigo o track GPS e que evite levar calções e calçado aberto.
Deve deixar a sua viatura estacionada na pequena povoação dos Casais da Arrábida e depois de percorrer cerca de 250 mts vire à esquerda entrando na Estrada dos Casais do Calhariz (estradão de terra).
Caminhe durante mais 2900 mts e saia do estradão para a sua esquerda. Nesse trilho ou percurso principal (fácil de identificar) caminhe mais 700 mts e no final as Marmitas apesar de bem ocultas num denso vale estão quase à sua frente.
Encontrará o trilho circular ao redor das árvores mais elevadas e irá localizar nesse local as Marmitas que estão à sua frente embora escondidas.
Ao encontrar as Marmitas volte ao trilho na zona mais elevada olhe para a crista da Serra do Risco e a partir daqui será mais fácil a sua localização.
Ao subir a crista da Serra do Risco vai verificar que não é um percurso fácil, mas não desanime, pois quando chegar ao topo, rapidamente vai perceber que valeu apena todo o seu esforço.