Trilho das Cascatas – Vila de Rei

Photo 1
Photo 2
Photo 3
Photo 4
Photo 5
Photo 1
Photo 2
Photo 3
Photo 4
Photo 5
Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Trilho começa e termina na Vila de Rei, distrito de Castelo Branco, na província da Beira Baixa, região do Centro e sub-região do Médio Tejo
 
Trilho das Cascatas – Vila de Rei;
Distância: 10 km;
Circular: sim;
Dificuldade Técnica: Moderada;
Local de Partida/Chegada: Vila de Rei (junto ao Mercado Municipal).
O município de Vila de Rei é limitado a norte pelo grande município da Sertã, a leste por Mação, a sul pelo Sardoal e por Abrantes e a oeste por Ferreira do Zêzere.

O município é atravessado pela Estrada Nacional N2 que é a maior estrada de Portugal, águas do rio Zêzere da Albufeira de Castelo de Bode para captação de água e atividades balneares.

O trilho efetua-se ao longo da ribeira do Lavadouro, da ribeira do Vale Feito e da vila inclui várias cascatas nos seus vales rochosos com recantos e paisagens magníficas.

O facto de apresentar características diferenciadas confere um ambiente muito tranquilo e relaxante a este percurso, envolvido numa paisagem selvagem em que é possível associar o encanto das cascatas com a existência de numerosas aves e uma flora específica.

O Trilho possui três riachos a correr por entre majestosas Fragas formando poços e lagoas idílicas e pequenas quedas de água com duas cascatas imponentes rodeadas de luxuriante vegetação.

O visitante quando percorrer o Trilho de Vila de Rei com os frondosos bosques, montes bordados de urze é um dos trilhos pedestres mais surpreendentes de Portugal.

As grandes figuras deste percurso pedestre do Médio Tejo são a Cascata do Escalvadouro e a Cascata dos Poios.

Aproveite a sua passagem por Vila de Rei e vá percorrer também os Passadiços do Penedo Furado que unem a galardoada Praia Fluvial do Penedo Furado à maravilhosa Cascata do Penedo Furado.

Vila de Rei fica exatamente no centro de Portugal como indica um marco geodésico visível da vila onde predominam pinheiros e eucaliptos.

Num dia fresco é o ideal para caminhar para fazer um percurso pedestre: o Trilho das Cascatas (circular, 10 km, 4 horas).

No passeio o que mais se encontra no meio de uma paisagem seca são duas cascatas rodeadas por verdura: fetos, jarros e riachos a correr no meio de grandes fragas.
Trilho das Cascatas PR1 - Escalvadouro
 
O caminhante chega à primeira cascata do Escalvadouro pelo topo atravessando a ribeira que a alimenta junto a uma azenha em ruínas.

O caminhante descendo até à sua base e o trilho acompanha a Ribeira das Trutas pelas rochas abaixo passando por poças com rãs, pequenas cascatas e zonas verdes.
Trilho das Cascatas PR1- Poios
 
A segunda cascata dos Poios esconde-se por trás de arbustos cerrados e antes de a verem os nossos olhos apontam para o chão onde temos de nos equilibrar numa tábua de madeira e só depois vê-se a água a cair eternamente.

O visitante pode ir mais longe e ver as borboletas, as flores, as rãs nas rochas das ribeiras, o cheiro dos eucaliptos e ouvir o barulho da água.

Nos arredores o visitante pode ver o Centro Geodésico de Portugal Continental na Serra da Melriça, Cascata do Penedo Furado, Aldeia de Xisto Água Formosa, Aldeia e Praia fluvial de Fernandaires, Barragem de Castelo de Bode e Praia fluvial da Zaboeira.

O Centro Geodésico de Portugal continental encontra-se em Vila de Rei assinalado por um marco geodésico no cume da Serra da Melriça e tem o nome de Picoto da Melriça.

Uma visita a este local impõe-se não só pelo simbolismo do local como pela vista que se alcança a 360º podendo ver-se em dias limpos a Serra da Estrela a cerca de 100 km de distância.

A Aldeia de Água Formosa é uma pequena aldeia escondida num vale que mantém o traço original bem visível nas paredes das casas e atualmente tem com meia-dúzia de habitantes permanentes, cultivam ainda hortas junto à ribeira que circunda a aldeia, flores ao longo das ruas que apenas podem ser percorridas a pé e que embelezam este local.