Trilho de São Lourenço

Photo 1
Photo 2
Photo 3
Photo 4
Photo 1
Photo 2
Photo 3
Photo 4
Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Trilho do Poço Azul, em direção ao Miradouro da Calçada de S. Lourenço percorre toda a Calçada até à aldeia de São Lourenço, Vale do Tua, Carrazeda de Ansiães
 
Trilho de São Lourenço (Vale do Tua);
Distância: 12,5 km;
Circular: sim;
Dificuldade Técnica: Moderada;
Local de Partida/Chegada: aldeia de Pombal próximo da Igreja de S. Lourenço.
A Linha do Tua foi durante muitos anos um dos melhores trilhos e percursos pedestres de Portugal mas a construção da Barragem do Tua levou à submersão de vários quilómetros da linha o que obrigou ao seu encerramento.

O Vale do Tua não ficou órfão de trilhos mas a região soube reinventar-se e aproveitar da melhor maneira as enormes alterações paisagísticas criadas pela albufeira da Barragem do Tua e foram marcados vários trilhos pedestres para se desfrutar de perto das maravilhas da natureza da região.

Os pontos de interesse são o Trilho de São Lourenço que tem sensivelmente 12,5 km e tem como os fantásticos miradouros da Calçada de São Lourenço e de Barrabás dos quais se tem fantásticas vistas sobre o rio Tua.

No caminho irá percorrer uma calçada romana e terá a oportunidade de visitar as Termas de São Lourenço e ainda as antigas estações da Linha do Tua de São Lourenço e Santa Luzia.

No final da caminhada pegue no carro e vá até ao Miradouro de S. Lourenço para desfrutar de uma magnífica vista sobre o Vale do Tua emoldurada pela silhueta de São Lourenço feita pela mão do escultor Paulo Moura.

A Pequena Rota “Trilho de São Lourenço” tem início e fim no painel informativo localizado na aldeia de Pombal próximo da Igreja de S. Lourenço que segue em direção ao Miradouro da Calçada de S. Lourenço percorre toda a Calçada até à aldeia de São Lourenço.

A aldeia conhecida pelas suas Termas de águas quentes medicinais, uma derivação até à antiga estação de São Lourenço é atualmente um cais utilizado pelos barcos que efetuam a ligação entre a barragem de Foz Tua e a aldeia da Brunheda.

Na saída de São Lourenço o trilho segue em direção ao Miradouro de Barrabás e ao longo deste troço existe a possibilidade de seguir por uma derivação até muito próximo do rio Tua onde existiu a estação de Santa Luzia.

A Pequena Rota percorre a micro-reserva de São Lourenço onde florestas e afloramentos rochosos são o habitat de uma enorme variedade de espécies de plantas e de animais.