O nosso website usa cookies para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar, está a consentir a utilização de cookies.
Saiba Mais
Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Trilho do Miradouro da Estrica, a calçada inicial deste trilho conduz-nos ao rio Vez, freguesia de Sistelo, Concelho de Arcos de Valdevez, Norte de Portugal
Trilho do Miradouro da Estrica do Sistelo;
Distância: 4,77 km;
Circular: sim;
Dificuldade Técnica:Moderada;
Local de Partida/Chegada: Centro Sistelo.
A calçada inicial deste trilho conduz-nos ao rio Vez para nos deslumbrar com uma magnífica floresta ribeirinha com aromas fluviais, o coaxar dos anfíbios e os cantares das aves do rio que revelam a biodiversidade que se esconde nesta paisagem.
As gilbardeiras chamam a atenção com as suas bagas vermelhas e depois de atravessado o rio e percorrido o passadiço o caminho é sombreado pelo carvalhal alvarinho levando-nos a um dos pontos em que a imponência da paisagem arrebata o Miradouro da Estrica. Aqui a perspetiva sobre o vale é única, os socalcos entre Sistelo e Padrão prendem o olhar numa beleza estonteante.
Neste trilho somos convidados a conhecer as vistas sobre o "Pequeno Tibete Português" a partir da margem oposta do Rio Vez. Os vários trilhos de Pequena Rota desenrolam-se em torno de Sistelo que explora as encostas da margem esquerda do Rio Vez e as suas manchas florestais de carvalhos, visitando a localidade e o bonito miradouro de Estrica.
Um excelente ponto de observação de boa parte do vale do Rio Vez, os socalcos criados por estas gentes para a sua agricultura de minifúndio e criação de gado como as encostas da Serra da Peneda e proximidade dos territórios do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Um dos trilhos que a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez melhorou no terreno recentemente. O ponto de partida do trilho no centro de Sistelo é também o ponto de início de diversos trilhos pedestres do concelho que partilham partes do seu traçado com este: GR2 AVV - Grande Rota Intermunicipal do Alto Minho (Arcos de Valdevez Norte) e traçado é comum entre os km 1,1 e 2,3, e entre os km 3,5 e 4,4.
Os km 4,4 e 5,0 (os 600 metros finais) o traçado deste trilho sobrepõe-se com o dos trilhos GR1 AVV - Travessia das Serras da Peneda e Soajo, PR14 AVV - Trilho das Brandas de Sistelo, PR 19 AVV - Trilho das Pontes e PR24 AVV - Trilho dos Socalcos de Sistelo.
PR25 AVV - Trilho dos Passadiços. Tem o mesmo ponto de início e partilha com ele os primeiros 500 metros.
A Ecovia do Vez atravessa boa parte do concelho e vem desde Jolda de São Paio até ao Sistelo no mesmo ponto onde este trilho começa tem um total de 32 km passa por Arcos de Valdevez e pode ser feita a pé ou de BTT e o seu traçado sobrepõe-se aos primeiros 500 metros deste PR 27 AVV.
O trilho está sinalizado de forma que se possa considerar quase impecável e não encontre obstáculos a ultrapassar. Os caminhos são de vários tipos (carreiros em Lages de granito ou em terra batida, estrada rural/florestal, estrada alcatroada) mas o ponto é a subida desde a travessia do Rio Vez até à chegada ao Miradouro que possui um declive acentuado e utiliza carreiros de terra batida que com tempo de chuva serão sempre muito escorregadios. O percurso é feito no sentido dos ponteiros do relógio para que nunca tenha de fazer este troço a descer e o mato ao redor encontra-se limpo até ao momento.